Botucatu é campeã no futebol masculino dos Regionais

Título vem vinte anos após Botucatu decidir a modalidade nos Regionais

Texto e fotos: Flávio Fogueral

Uma final emocionante. Dessa forma a torcida de Botucatu acompanhou a partida que decidiu o título do torneio de futebol masculino dos Jogos Regionais de 2019. Foi assim que os donos da casa sagraram-se campeões na tarde desta quarta-feira, 24, após vitória por 1 a 0 diante de Borebi.

O estádio Acrísio Paes Cruz, na Associação Atlética Ferroviária, esteve  com sua capacidade lotada desde a preliminar, que decidiu o bronze. Na oportunidade, Bauru derrotou Dois Córregos com goleada: 5 a 0. O destaque ficou nas próprias arquibancadas. O ex-jogador de futebol Richarlyson, campeão brasileiro pelo São Paulo e com passagem pela seleção brasileira, acompanhava a vitória da equipe bauruense. O atleta agora se aventura nas quadras, onde disputa os Regionais na modalidade vôlei.

Marcado para às 15 horas, o jogo já começou quente dentro e fora de campo. Em campo, duas equipes com campanhas invictas e que tiraram favoritos ao título no decorrer das respectivas campanhas. Botucatu vinha de duas decisões por penalidades e Borebi eliminara Bauru, representado pelo Esporte Clube Noroeste.

Com temperatura beirando os 28º, os atletas de Botucatu tomaram a iniciativa e partiram para o ataque. Mesmo com maior domínio de bola, os donos da casa abusavam dos erros de passe e esbarravam na defesa de Borebi. As faltas eram constantes, principalmente no meio de campo.

Confira as fotos exclusivas da final

No final do primeiro tempo Borebi passa a empurrar Botucatu para o campo de defesa, aproveitando os contra-ataques oferecidos. Diversos lances fizeram com que o goleiro Jackson fosse acionado e provocasse reação imediata com a torcida, que já se mostrava impaciente com o empate. Não adiantou. As duas equipes foram para o intervalo sem mexer no placar.

O time de Botucatu voltou para a segunda etapa mais disposto a tentar definir a partida. Foram três lances de ataque seguidos, mas perigo à defesa borebiense. A partir daí a partida ficou truncada, com diversas faltas. Em menos de cinco minutos, quatro cartões amarelos foram distribuídos pela arbitragem.

Com jogadores pendurados, o técnico de Botucatu, Fernando Costa promoveu alterações no esquema tático, fazendo com que a equipe experimentasse mais o ataque pelas laterais. A opção abriu uma brecha no meio de campo, que passou a ser explorado por Borebi.

Esta insistência pelo ataque borebiense fez o time da casa recuar e apostar no contra-ataque. Foi assim que aos 22 minutos do segundo tempo (nos Regionais as partidas cada etapa tem 30 minutos), o atacante Nícolas recebeu um rebote e partiu contra a defesa, vencendo o marcador e tocando na saída do goleiro. O caminho para o título estava sendo consolidado.

Borebi ainda ensaiou alguns lances de perigo, mas não surtia efeito. A torcida, que compareceu em peso apenas esperava pelo apito final, que foi dado sem acréscimo. Botucatu conquista o título dos Regionais em casa e garante uma vaga aos Jogos Abertos do Interior, que serão realizados em Marília no mês de novembro.

63º Jogos Regionais Botucatu 2019

Botucatu 1 X 0 Borebi

Data: 24 de julho de 2019

Local: Estádio Acrísio Paes Cruz, na Associação Atlética Ferroviária

Sobre Flavio Fogueral