Saudades dos anos 1990?

É naquele universo que existem as mais diversas experiências de amadurecimento

por Oscar D’Ambrosio

Para quem tem saudades dos anos 1990, o filme “Mid90s” é fundamental. Dirigido pelo talentoso Jonah Hill, conta a história de um grupo de jovens que, naquele período, convive em torno de uma loja de venda de skates. É naquele universo que existem as mais diversas experiências de amadurecimento.

Talvez a mais marcante ocorra logo no começo do filme quando o protagonista, um pouco mais jovem que seus colegas de turma, para tentar se inserir no grupo, tenta uma manobra mais difícil do que estava preparado e acaba caindo e se machucando levemente.

Aquele ato de coragem fez com que começasse a ser admirado pelos mais velhos e, ao mesmo tempo, despertasse inveja naqueles de sua idade. Conviver com essa ambiguidade faz parte de um rito iniciático complexo, que acompanha o restante da narrativa.

O filme não tem cenas inesquecíveis ou densidade psicológica dos personagens, mas se caracteriza justamente pela capacidade de oferecer justamente aquilo que se propõe: uma jornada por um período da vida em que o imediatismo conta mais que o planejamento e em que pequenos fatos apresentam uma grandeza que parece ridícula anos depois.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e pós-doutorando e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.