Instituto Jatobás lança edital “Realiza Cuesta” para fortalecer empreendedorismo local

Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas que tenham ideias ou projetos relacionados

da Assessoria

Desde 26 de julho, o Instituto Jatobás abre chamada para empreendimentos ou ideias voltados para o desenvolvimento social, cultural, ambiental e/ou econômico da região turística Polo Cuesta. Podem participar projetos que tenham origem e atuação nos municípios de Anhembi, Areiópolis, Avaré, Bofete, Botucatu, Itatinga, Paranapanema, Pardinho, Pratânia e São Manuel.

“Atuamos desde 2005 em Pardinho com foco no fortalecimento do desenvolvimento local. Em 2019, lançamos o programa ‘Realiza Cuesta’ com o objetivo de proporcionar a empreendedores e empreendedoras da região uma jornada de aperfeiçoamento integral que inclui: apoio ao desenvolvimento de competências , modelo de negócios, mentoria a projetos além de conexão com parceiros e possíveis financiadores”, explica Luiz Alexandre Mucerino, vice-presidente do Instituto Jatobás.

Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas que tenham ideias ou projetos relacionados a pelo menos um dos temas a seguir: (1) tecnologia aplicada à sustentabilidade no campo, à agroindústria ou voltada ao desenvolvimento sustentável local e regional; (2) agroecologia; (3) economia criativa – atividades produtivas nas áreas de: música, artesanato, gastronomia, arquitetura, design, moda, teatro, dança, circo, literatura, audiovisual (vídeo, cinema, jogos), artes (desenho, pintura, grafitti, escultura, outros); (4) educação e/ou aprendizagem; (5) meio-ambiente (energia, água, resíduos, dentre outros); cidade (mobilidade, habitação, segurança, dentre outros).

>> Acesse o edital na íntegra.

Serão selecionados até 10 projetos – empresas ou ideias – que receberão:

  • Apoio financeiro de R$2.000,00 por projeto, vinculadas à participação nos encontros;
  • Desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais;
  • Oficinas para a estruturação do projeto/negócio;
  • Mentoria customizada por projeto;
  • Facilitação de conexões com outras iniciativas e potenciais parceiros que compartilhem os mesmos interesse, além da possibilidade de apresentação para potenciais investidores.
  • Prêmio de R$ 5.000 para os três melhores projetos ao final do processo.

>> As inscrições podem ser feitas até 25/08, pelo link: Formulário de Inscrição.

Para se inscrever, basta acessar o formulário e responder às questões relativas ao projeto e enviar um vídeo de até 02 minutos contando o porquê o projeto deve ser selecionado (+ detalhes, acesse o edital).  O resultado do processo de seleção será informado por meio do site Realiza Cuesta (realizacuesta.institutojatobas.org.br) no dia 30 de agosto de 2019.

Sobre o Realiza Cuesta

Desenvolvido pelo Instituto Jatobás, o programa tem como objetivo fortalecer o empreendedorismo local da região turística Polo Cuesta. Para isso oferece uma jornada gratuita de quatro meses que inclui: metodologia para o desenvolvimento de competências socioemocionais, conhecimentos e práticas para o fortalecimento de negócios, conexão em rede de parcerias e apoio financeiro.

Sobre o Instituto Jatobás
O Instituto Jatobás tem como missão influir para a ampliação da consciência e oferecer conhecimento para a construção de caminhos coletivos solidários e sustentáveis. Tem como propósito a incorporação desses princípios nas práticas pessoais, organizacionais e comunitárias.  O Instituto atua, desde 2005, nos municípios de Pardinho e de São Paulo, no Estado de São Paulo.