São Manuel reativará Tiro de Guerra a partir de 2021

Os TGs são mantidos por meio de convênios com o Comando da Região Militar

da Prefeitura de São Manuel

Recentemente o prefeito de São Manuel procurou o deputado estadual Tenente Coimbra (PSL) solicitando ajuda na reativação do Tiro de Guerra no município. Em reunião na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no dia 17 de julho, o prefeito informou ao deputado que o município já teria um imóvel específico para a instalação do TG e solicitou ajuda da Frente Parlamentar pela Criação e Preservação dos Tiros de Guerra (TG) do Estado de São Paulo para viabilizar o projeto.

Na oportunidade, além de entrar em contato com o coronel Sérgio Moron Chiarelli, chefe da Seção de Tiros de Guerra de São Paulo, o deputado Tenente Coimbra se comprometeu em ajudar a cidade a reinstalar o TG, solicitando uma verba por meio de emenda parlamentar. “Já entrei em contato com o Coronel Chiarelli e o Exército está empenhado em ajudar as Prefeituras a ampliar essas unidades que são um exemplo de patriotismo no nosso país. Nosso mandato vai trabalhar para que todas as cidades que demonstrarem interesse ofereçam essa oportunidade aos jovens”, afirmou Coimbra.

Área que deverá sediar o Tiro de Guerra em São Manuel

Em reunião com o Coronel Chiarelli o prefeito Ricardo salaro explicou que a reabertura do Tiro de Guerra fazia parte do Plano de Governo apresentado e aprovado pela população.

“O Tiro de Guerra é uma escola de civismo e cidadania que tem como objetivo estreitar laços de amizade, companheirismo e lealdade e mais importante ainda, forma cidadãos para a sociedade onde os valores morais adquiridos por aqueles que o servem, são inestimáveis; isto tudo sem causar nenhum prejuízo ao estudo e ao trabalho executado por cada um deles”, fala Salaro.

Os TGs são mantidos por meio de convênios com o Comando da Região Militar. A Prefeitura disponibiliza as instalações e o Exército fornece os instrutores, o fardamento e os equipamentos. Durante 40 semanas, os jovens recebem treinamentos de instrutores do Exército com uma carga semanal de 12 horas.

Como o alistamento para o obter o Certificado de Reservista para o ano de 2020 já se encerrou neste ano a reabertura do Tiro de Guerra em São Manuel será efetivada no ano de 2021 e funcionará nas dependências do prédio “Major Mário Tiozzo”, localizado na vila São Geraldo, ao lado do projeto Luz.

Sobre Flavio Fogueral