Bastidores- Eleições em Botucatu, Oposição, Panelão e Estátua da Havan

Os Bastidores da política e cotidiano de Botucatu, de forma direta, sem complicação

da Redação

ELEIÇÕES MUNICIPAIS | Os bastidores têm sido de movimentação intensa para os postulantes ao Executivo e Legislativo nas eleições de 2020. Mas isso ocorre do lado de quem está no governo. Um dos nomes certos (e de certa forma natural) é a do prefeito Mário Pardini que tentará a reeleição. As discussões eram em torno de um possível vice. As recentes trocas de elogios e uma relação que institucionalmente é harmônica gabaritam André Peres para compor novamente a dobradinha.

Pardini e Peres andam pelas ainda incipientes ruas do futuro Residencial Bem-Te-Vi 1

E A BASE? | Com dezoito partidos dando apoio na campanha de 2016, a base de Pardini foi sólida e deu uma vitória tranquila ao então desconhecido político. Será que está base se manterá para o próximo pleito? Alguns partidos (e nomes) mostraram pretensões maiores do que serem meros coadjuvantes na administração municipal. Só o tempo (e as tratativas) dirá.

PODEMOS? | Nas conversas informais há ainda uma possível troca de partido de um político que almeja a cadeira de prefeito. Resta saber se o desejo de ir para as eleições fará o quadro de filiados de alguns partidos ser reforçado.

OPOSIÇÃO | A oposição, em especial os partidos de esquerda ainda aparentam sentir o impacto de algumas derrotas importantes seja em âmbito local quanto nacional. Não se ouve falar de candidatos por parte do PT, nem do PSOL ou mesmo o PCdoB (que ironicamente era da situação nas gestões do PSDB em Botucatu). A única certeza é que o PDT deverá ir ao páreo, com Ielo (ou o ex-prefeito Mário Ielo ou a vereadora Rose Ielo).

Mário e Rose Ielo terão papel essencial na disputa eleitoral do próximo ano

CANDIDATA | O nome de Rose tem sido visto com certo interesse por algumas figuras políticas da esquerda local. Seria até mesmo um fato inédito ao município ter pela primeira vez uma mulher postulante ao Executivo. Com isso, Mário Ielo pode disputar uma cadeira no Legislativo. A atual bancada do PDT possui dois vereadores na atual legislatura.

E O PT? | Protagonista da política municipal e nacional nos últimos anos, o Partido dos Trabalhadores terá momentos decisivos nos próximos meses. Isso porque o Diretório Municipal do PT terá eleições em setembro. As discussões ainda são incipientes, mas a tendência é de chapa única para substituir Everaldo Rocha. Outro fator é o anseio de botucatuenses da legenda em ocupar espaços maiores na chamada macro, que agrega diversos municípios da região de Bauru, Botucatu e Avaré. É esperar parar ver.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL | Ao que parece, as lideranças políticas e empresariais de Botucatu se atentaram ao protagonismo regional do município. Prova disso será o lançamento, no dia 15, da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Regional. O evento contará com a já confirmada presença do secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e contará com a participação de outros secretários estaduais, bem como de lideranças políticas das cidades que compõem as regiões do Médio Tietê, Central, Centro-Oeste e Sudoeste do Estado.

FATEC NA CHINA | O governador de São Paulo, João Dória está em missão oficial na China, em busca de investimentos e parcerias. A delegação, composta por secretários e mais de 30 empresários, conta com a presença do professor da Faculdade de Tecnologia de Botucatu, Entre os convidados está o professor da Faculdade de Tecnologia de Botucatu, Luís Fernando Nicolosi Bravin. O docente é especialista nas áreas de logística e transporte, com ênfase em hidrovias, engenharia naval e oceânica, além de infraestrutura. Em vídeo postado no perfil, Bravin está com o governador, que ressaltou a importância da Fatec para o ensino superior na região.

QUE PANELÃO | O perfil do prefeito Mário Pardini no Facebook tem trazido informações interessantes ao município. Prova disso são as fotos “exclusivas” postadas de obras na Cidade. Há uma semana a atração principal foram do futuro viaduto que conectará as regiões do Jardim Cristina ao Jardim Paraíso, no que se chama de anel viário. A obra já conta com rotatórias e a estrutura principal da travessia está quase completa. Outra foto nesta semana chamou a atenção para a construção do futuro Panelão, na Vila Maria. O empreendimento está ao lado da paróquia Nossa Senhora Menina e já apresenta os primeiros sinais de construção, com as estruturas de fundação. Expectativa é que o complexo seja inaugurado em novembro.

Perspectiva é que Panelão seja inaugurado em novembro na região da Vila Maria

A ESTATUA VEM AÍ | Com a confirmação da Havan em Botucatu e a escolha da antiga JVC como área, os planos para a viabilização da loja já saem do papel. Após cobrança do prefeito para a liberação das obras, funcionário da prefeitura já postou esta semana fotografia da pasta com o projeto em análise. E nela, a famosa Estátua da Liberdade, característica da rede. Vale lembrar que o obelisco já causou polêmicas em diversas cidades como Bauru, onde moradores organizaram um abaixo-assinado pedindo a retirada da mesma. Em Brasília, uma liminar impede a obra, devido ao Plano Diretor do Município. Em Botucatu, pelo andar da carruagem, a estátua virá e virará atração turística, competindo com a Catedral e a Igreja de Santo Antônio, em Rubião Júnior, como ponto mais fot…