Hospital das Clínicas inicia atividades da enfermaria de Cuidados Paliativos

A enfermaria conta com equipe multiprofissional especializada na área

da Redação

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) iniciou na manhã de hoje, 13, as atividades da Enfermaria de Cuidados Paliativos, local exclusivo para o acolhimento de pacientes sob cuidados paliativos, além de seus familiares. 

São considerados cuidados paliativos os cuidados assistenciais oferecidos aos pacientes que tenham doença fora das possibilidades de cura, visando melhor qualidade de vida através da prevenção e alívio do sofrimento imposto pela doença.

Com apoio do Rotary Internacional, que destinou um subsídio no valor de 34 mil dólares (aproximadamente R$ 137 mil reais), O HCFMB realizou a implantação da Enfermaria em um espaço totalmente reformado e privilegiado. Sua estrutura conta  com sete quartos individuais e varandas de uso comum, que incentivam à família ao diálogo, aproximação e cumplicidade.

A enfermaria conta com equipe multiprofissional especializada na área, que atuará junto aos pacientes e acompanhantes, de acordo com as necessidades específicas de cada família.

O evento, realizado no Anfiteatro da Patologia “”Prof. Emérito Marcello Fabiano de Franco” reuniu representantes do HCFMB, da FMB, da Famesp, do Rotary Internacional e demais servidores do Complexo Autárquico HCFMB.  Fizeram o uso da palavra o Superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi; a Diretora de Assistência, Dra. Érika Ortolan; a responsável pelo Serviço de Cuidados Paliativos, Dra. Thays Antunes Silva; a Vice-Diretora da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp), Profª Associada Jacqueline Caramori; o Chefe do Departamento de Clínica Médica, Dr. Marcos Ferreira Minicucci; o Presidente 2019/2020 do Rotary Club de Botucatu Cuesta, Rafael Athanázio; o Governador 2019/2020 do Distrito 4621 do Rotary Internacional Alziro Kuhne de Oliveira e a escritora e médica especialista em Cuidados Paliativos, Dra. Ana Cláudia Quintana Arantes.