Nostalgia e encanto: Em pouco mais de um mês Pinacoteca de Botucatu já recebeu 7 mil visitantes

Principal exposição tem 10 esculturas originais e 76 fotografias documentais da vida de Rodin

da Prefeitura de Botucatu

Quem adentra ao Prédio da Pinacoteca Fórum das Artes em Botucatu automaticamente se vê mergulhado em um misto de sensações. Os mais experientes recordam a história do prédio que já foi fórum de justiça e cadeia pública. Os mais novos se encantam com a oportunidade de interagirem com obras de arte de tão alto nível, como a exposição Figura e Modernidade, do artista francês Auguste Rodin, por exemplo, que faz parte do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Ao todo, 7 mil pessoas já prestigiaram a nova casa da cultura botucatuense.

“Muitos alunos, que vieram com suas escolas à Pinacoteca, retornaram trazendo amigos e familiares. Aqueles que são da Cidade se recordam da história do prédio e se encantam ao ver o local totalmente revitalizado. Também temos recebido muita gente de Avaré, Bauru, Lençóis Paulista, Barra Bonita e outras várias cidades do interior do Estado”, afirma Claudia Bassetto, diretora de Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura.

Além da exposição de 10 esculturas originais e 76 fotografias documentais da vida de Rodin, a Pinacoteca Fórum das Artes abriga ainda as seguintes exposições:

– A CASA: jogos de luz & cor – exposição individual da artista botucatuense Amélia Piza;

– Memorial Itajahy Martins – gravuras e objetos do artista botucatuense, fundador do MAC;

– Diálogos em contexto – primeira exposição de longa duração do acervo do MAC;

– Conexão Gráfica – exposição de gravuras na Galeria Fórum das Artes.

O público visitante e o trabalho realizado pela Pinacoteca de Botucatu tem agradado também os representantes da cultura estadual. Durante o programa Juntos pela Cultura, que une o Governo do Estado e as Prefeituras para impulsionar a arte, a cultura e a economia criativa em São Paulo, realizado na última semana no Palácio dos Bandeirantes, Botucatu foi citado como referência pelo coordenador da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Antônio Thomaz Lessa Garcia Júnior.

“Foi muito gratificante ouvir Botucatu sendo usada como exemplo em meio a tantos municípios e comparada a outras importantes cidades do mundo, como Nova Iorque, Amsterdã e Paris, que já receberam obras de artistas como Rodin. Já estamos, junto ao Estado, nos planejando para que ao fim da passagem dessas obras por aqui, outro importante nome da cultura mundial seja exposto em nossa Pinacoteca”, relata a Secretária Municipal de Cultura, Cris Cury Ramos, que participou do evento.

A Pinacoteca Fórum das Artes funciona de quarta a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 11 às 17 horas.

Para o agendamento de visitas educativas, os interessados podem entrar em contato presencial ou pelo telefone (14) 3811-1481 segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, ou ainda pelo e-mail [email protected].