Cultura oferece dezenas de oficinas gratuitas em Botucatu

As vagas são limitadas e serão ocupadas conforme a ordem de preenchimento das fichas

da Prefeitura de Botucatu

Estão abertas as inscrições para oficinas culturais oferecidas gratuitamente pela Secretaria Municipal de Cultura. Os interessados devem procurar a Secretaria de Cultura (Avenida Dom Lucio n° 755, Centro) ou a Casa da Juventude (Rua Benjamin Constant n° 16, antiga Estação Ferroviária) das 8h30 às 17 horas.

As vagas são limitadas e serão ocupadas conforme a ordem de preenchimento das fichas. No ato da inscrição deverá ser apresentado um documento de identificação com foto. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável.

A Cultura informa ainda que, havendo necessidade de material específico para a oficina, o mesmo deverá ser adquirido pelo próprio interessado.

Confira abaixo as oficinas disponibilizadas:

 CASA DA JUVENTUDE

 

Segunda-feira:

VIOLÕES EM AÇÃO – RAFAEL ORPHEO

14h às 15h30 – Duração: 06 meses  – 15 Vagas

Público-alvo: 12 a 18 anos

A oficina tornará o aluno capaz de identificar as notas musicais em partitura e cifras com aplicação na prática, contribuindo assim para melhoria de sua percepção auditiva, concentração e trabalho em grupo.

SERIGRAFIA – GUILHERME LAURENTE

14h às 18h – Duração: 04 meses – 15 Vagas

Público-alvo: A partir de 15 anos

O objetivo da oficina é proporcionar aos participantes um espaço para criação e reprodução de imagens, a partir do processo de impressão permeográfica chamado de serigrafia ou silk screen.

ZINE – PÂMELA PAULINO

18h às 22h – Duração: 01 mês  – 15 Vagas

Público-alvo: Acima de 14 anos

A Oficina tem como objetivo a produção de conteúdo e confecção de livretos autorais, artesanais e independentes, conhecidos como zine, que podem incluir textos, imagens, colagens e diversas outras formas de expressão.

CIRCO – FERNANDO VASQUES

19h às 22h – Duração: 03 meses – 15 vagas

Público-alvo: Acima de 16 anos

Desenvolver habilidades acrobáticas como rolamentos, saltos, parada de mão e duo acrobático, bem como técnicas de manipulação, equilíbrio e lançamento através de malabarismo com bolas, claves, bola de contato e diabolô.

Terça-feira

TEATRO PARA TERCEIRA IDADE – REGINA LINO

14h às 16h – Duração: 06 meses – 06 vagas

Público-alvo: acima de 60 anos

A oficina de teatro visa trabalhar a pessoa inteira, com sua afetividade, percepções, expressão e criatividade tendo como objetivo maior a integração grupal e desenvolvimento interior.

CORPO EM CENA CIRCENSE – MARIA EMÍLIA TORTORELLA

Horário: 19h às 22h – Duração: 03 Meses – 20 Vagas

Público-alvo: Acima de 16 anos

A Oficina pretende abordar o treinamento do corpo a partir do circo, no que concerne o despertar da consciência corporal somado ao desenvolvimento das habilidades de prontidão, disponibilidade, concentração e das noções rítmicas e espaciais.

Quarta-feira

TEATRO – ANA RIVAS

Horário: 18h às 19h30

Duração: 06 meses – 15 Vagas

Público-alvo: 14 a 18 anos

Iniciação ao estudo de artes cênicas que possibilite o contato com a linguagem teatral, a partir do conhecimento dos princípios da preparação corporal e vocal, exercícios de cena como improvisações, jogos teatrais e lúdicos.

DANÇA CIRCULAR – RUI HAMAI

Horário: 19h às 20h30

Duração: 06 meses: 30 Vagas

Público-alvo: Acima de 15 anos

Iniciação ao estudo da dança circular, possibilitando o contato com sua linguagem, a partir do conhecimento da expressão e da movimentação corporal.

DRAMATURGIA – SOLANGE RIVAS

Horário: 18h às 19h30

Duração: 06 meses: 20 Vagas

Público-alvo: Jovens e Adultos

A oficina busca instrumentar professores, novos autores e demais interessados a ter contato com técnicas de produção do texto, Facilitando assim adaptações de textos conhecidos e incentivando a produção de textos inéditos.

XILOGRAVURA – ELISETE ALVARENGA

Horário: 18h às 22h

Duração: 06 meses: 20 vagas

Público-alvo: Acima de 15 anos

Breve estudo teórico da história da gravura, e maior parte do tempo destinado ao aprendizado da técnica da xilogravura, que envolve o uso de ferramentas, tipos de madeira, de papel, gravação e impressão.

Quinta-feira:

CIRCO PARA INICIANTES – CAROLINA THIEGI

Horário: 18h30 às 20h

Duração: 04 meses – 20 Vagas

Público-alvo: A partir de 14 anos

A proposta desta oficina é iniciar os participantes na linguagem circense através de exercícios técnicos práticas e experimentações. Ao longo dos encontros, diversas modalidades serão apresentadas como: acrobacia aérea, acrobacia de solo e malabares.

INICIAÇÃO TEATRAL – CAROLINA THIEGI

Horário: 20h às 21h30

Duração: 04 meses: 20 Vagas

Público-alvo: A partir de 14 anos

A oficina tem por objetivo introduzir a linguagem teatral por meio de jogos e improvisações. O intuito é oferecer uma vivência prática de criação a partir da percepção corporal/vocal e de composições cênicas.

PINACOTECA FÓRUM DAS ARTES

 

DESENHO – MARCOS MACIEL

Dia: Sábado

Horário: 14h às 17h

Duração: 03 meses

Público-alvo: Acima de 12 anos

Apresentar o uso da técnica do desenho e conhecer o estilo usado pelo design, experimentando o gestual arrojado do traço, do esfumato ao desenhar texturas cromadas, treinar o desenho da face humana.

ESPAÇO CULTURAL

 

Segunda-feira

AQUARELA – MÔNICA STEIN

SALA DE OFICINAS

Horário: 17h às 19h

Duração: 04 meses

Público-alvo: Acima de 14 anos

A Oficina trará estudo de teoria da arte, além de muito conteúdo prático com utilização de materiais como: papéis, carvão, lápis, tinta de aquarela, realizando diversas experiências.

 

Terça-feira

LABORATÓRIO DE ESCRITA CRIATIVA – LEONARDO DEFENTE

BIBLIOTECA CENTRAL

Horário: 18h às 21h

Duração: 04 meses – 15 Vagas

Público-alvo: Acima de 16 anos

A Oficina tem como objetivo ressaltar o caráter de espaço para liberdade e experimentação quanto ao estudo de técnicas e práticas de criação de textos como: contos, romances, poemas e roteiros.

DESIGNER SOCIAL – SÍLVIA SASAOKA

CINE JANELAS

Horário: 9h às 12h

Duração: 03 meses: 10 vagas

Público-alvo: Acima de 12 anos

O Design Social é um conjunto de ferramentas que permite o uso de técnicas, formas de organização e planejamento no trabalho com uma comunidade.

ACROYOGA – LUÍSA ARRIGONI

CINE JANELAS

Terça e Quinta-feira (Uma turma diferente para cada dia)

Horário: 18h30 às 20h30

Duração: 03 meses – 15 Vagas – cada turma

Público-alvo: Acima de 16 anos

A Oficina visa elevar o vínculo entre o indivíduo consigo e com os outros, através do movimento, diversão, e conexão. Unir e elevar a relação entre os participantes, desenvolvendo diferentes formas de comunicação.

Quinta-feira

ESCRITA CRIATIVA – JULIANA MARINGONI

CINE JANELAS

Horário: 13h30 às 16h30

Duração: 03 meses

Público-alvo: 20 a 50 anos

Desenvolver a criatividade e a organização para a escrita, ampliar a visão sobre o processo de escrita particular, desenvolver textos de acordo com diversos gêneros, aprimorar expressão e comunicação escrita.

 

Sábado

INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA– DENISE BERTO

CINE JANELAS

Horário: 8h às 12h

Duração: 02 meses

Público-alvo: Acima de 16 anos

O objetivo da oficina é treinar o olhar fotográfico por meio de estudos, técnicas fotográficas e dinâmicas práticas para fotografar, inclusive com o celular.

Sobre Flavio Fogueral