Diretoria de Ensino realizará 6ª edição da Mostra de Cinema

Evento objetiva fomentar a produção artística e o senso crítico dos alunos da rede estadual de ensino

da Redação

A Diretoria de Ensino de Botucatu, realiza nesta sexta-feira, dia 20, a 6ª Mostra de curta-metragem. Evento ocorrerá das 8h30 às 13 horas no Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo da Faculdade de Ciências Agronômicas, Unesp de Botucatu (campus da Fazenda Experimental do Lageado) e objetiva fomentar a produção artística e o senso crítico dos alunos da rede estadual de ensino.

Na oportunidade, diversas escolas da Diretoria de Ensino são convidadas a apresentar seus curtas-metragens com produção própria  e haverá um debate a respeito da realização dos curtas. Há uma troca de experiência, em que alunos e professores apresentam ideias que surgiram, dificuldades e outras questões que consideram pertinentes. 

Após a realização da Mostra os curtas-metragens e os depoimentos de alunos e professores são colocados no YouTube. Desde 2014 a Mostra possui o seguinte formato: Uma Mostra interna que ocorre nas várias escolas da Diretoria e uma Mostra da Diretoria, em que os alunos e professores se reúnem em um auditório, ou seja, uma Mostra centralizada. 

“Há várias pesquisas que apontam o potencial dessa atividade, para criar uma inovação pedagógica. Eloísa Pires Gurgel, no seu artigo A Experiência audiovisual nos espaços educativos: possíveis intersecções entre educação e comunicação,  aponta que  em uma experiência com as câmeras, o olhar das pessoas se expande, buscando novas formas de interlocução e de revelação”, ressalta Marco Alexandre de Aguiar, professor coordenador de História da Diretoria de Ensino de Botucatu e organizador da Mostra.

A Diretoria de Ensino de Botucatu possui 35 escolas e atua em 15 municípios, que são os seguintes: Anhembi, Areiópolis, Bofete, Botucatu, Cesário Lange, Conchas, Itatinga, Laranjal Paulista, Pardinho, Pereiras, Porangaba, Pratânia, Quadra, São Manuel e Torre de Pedra. As escolas são convidadas a participar e a maioria adere ao projeto da Mostra de curta-metragem. 

No dia do evento teremos um lanche para os alunos, fornecido pelas seguintes empresas e instituições: Algodão Doce, Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade, Eletro Aguiar, Lápis e Papel, Laticínio Gegê.