Ampliando a divulgação do Jardim Botânico da UNESP: uma beleza natural de Botucatu

Muita gente daqui também não sabe que o JB é um espaço aberto à visitação pública

por Vinícius Nunes Alves*

Formas, sons e cores em profusão caracterizam a paisagem e as interações ecológicas em um local como o Jardim Botânico (JB) do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da UNESP, Campus de Rubião Júnior. Vejam só uma mostrinha disso pela montagem abaixo, com fotos minhas e da Profa. Silvia Nishida. Certamente passear nesse lugar (com fins educacionais ou não) é uma experiência de paz e de contemplação da natureza. Muitos não sabem que essa coleção de plantas vivas (= Jardim Botânico) existe na cidade dos bons ares (ou nem tão bons ares mais? rs).  

Muita gente daqui também não sabe que o JB é um espaço aberto à visitação pública, ou seja, um patrimônio que também é dos botucatuenses em geral, e não só de pessoas vinculadas à UNESP. No JB podemos observar e aprender a reconhecer plantas nativas do Cerrado e da Mata Atlântica, que são os dois biomas que ocorrem em nossa cidade, e plantas exóticas ornamentais. Também podemos observar, escutar e reconhecer diversas aves, dentre elas, andorinhas, beija-flores, pica-paus e sabiás. E, ainda, se der sorte, podemos até avistar um mamífero silvestre! E agora? Se interessou? Você pode entrar em contato com o JB para ver as condições de visita:  https://jb.ibb.unesp.br/default.php?id=14

Vinícius Nunes Alves é Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas – IBB/UNESP. Mestre em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais – UFU . Especializando em Jornalismo Científico – Labjor/UNICAMP . Professor Escolar da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.