Bauru é confirmada cidade-sede da Copinha 2020

A Copa São Paulo de Futebol Júnior é disputada em janeiro e a decisão acontece no dia 25

da FPF

Quatro anos depois, Bauru volta a sediar a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Berço do Rei do Futebol, a cidade tem a tradição do centenário Esporte Clube Noroeste, um dos mais vencedores de títulos do interior paulista. Nos gramados do estádio Doutor Alfredo de Castilho surgiram nomes importantes, além de jogadores consagrados terem encontrado felicidade anos depois do auge.

Sede do Grupo 6 da Copa São Paulo de 2016, quando recebeu Coritiba, União Barbarense e Palmas-TO -além do próprio Noroeste- viu o clube da cidade ser eliminado na segunda fase pelo Cruzeiro dos zagueiros Fabrício Bruno e Murilo Paim, que pouco depois integrariam o time principal celeste.

Muito antes, porém, a cidade já revelava talentos e o primeiro que se tem notícia chama-se Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé. Natural de Três Corações, em Minas Gerais, o Rei chegou a Bauru após seu pai, o centroavante Dondinho, ser contratado pelo Noroeste. Antes de Waldemar de Brito o levar para Santos, Pelé encantou com a camisa do Baquinho, nas divisões menores do Bauru Atlético Clube, que esteve entre a segunda e terceira divisão paulista entre as décadas de 1940 e 1960. Sua última participação num torneio profissional foi em 1968.

Nessa época se destacava o nome de Toninho Guerreiro. Tricampeão paulista com o Santos em 1967, 1968 e 1969, foi para o São Paulo onde conquistou o bi estadual em 1970 e 1971, sendo até hoje o único pentacampeão paulista da história. Antônio Ferreira nasceu em Bauru e despontou com a camisa do Noroeste antes de brilhar nos rivais paulistas e atuar, inclusive, na Seleção Brasileira, nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1970, no México.

Nela, dentre tantos outros nomes, brilhou Jairzinho, o ‘Furacão da Copa’, com gols em todos os jogos do tricampeonato brasileiro. Mais tarde, já no fim de sua carreira, atuou pelo Noroeste em 1978 e 1979, tendo disputado, inclusive, o Campeonato Brasileiro pelo clube de Bauru. Mais recentemente, multicampeão pelo São Paulo, o meio-campista Richarlyson defendeu as cores noroestina na disputa da Série A3 do Paulista.

Fundado em 1910, o Noroeste coleciona taças, sendo um dos clubes mais vencedores do interior de São Paulo. Tricampeão da Série A2 em 1953, 1970 e 1984, ganhou a Série A3 em 1995 e a Copa Paulista em 2005 e 2012.

A Copa São Paulo de Futebol Júnior é disputada em janeiro e a decisão acontece no dia 25, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo. Com 128 equipes divididas em 32 grupos, tabelas e chaves da competição serão divulgados no mês de novembro.