Festival de Inverno de Botucatu começa hoje, dia 17

Ao todo, serão 12 dias seguidos com apresentações no Teatro Municipal, entre música, dança e peças

via assessoria

O Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci” recebe de 17 a 28 de julho, o Festival de Inverno 2013, com diversas atrações gratuitas de música, teatro e dança. O evento, promovido pela Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, conta com o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAc), do Governo do Estado de São Paulo, e da Duratex.

Serão 12 dias consecutivos de apresentações para toda a população. Os espetáculos terão início às 20h30, exceto aos domingos, com horário às 19 horas. Os ingressos devem ser retirados com um dia de antecedência na bilheteria do teatro, sempre a partir do meio-dia, sendo limitados a dois por pessoa.

O secretário municipal de Cultura, Osni Ribeiro, ressalta a diversidade de atrações que marcam o festival todos os anos. “Nós sempre temos uma grande variedade de espetáculos. Este ano podemos destacar o ‘Mundo Mágico de Ooohs!’, que mistura a linguagem cênica com o rap, tendo a participação do Rapper Dexter. Teremos também a ópera curta ‘La Bohème’, que abrirá o evento, além de diversas apresentações de dança e música que sempre são um sucesso”, destaca.

Programação completa – Festival de Inverno 2013

Dia 17 (quarta-feira)

La Bohème – a ópera contada e cantada

O espetáculo, que integra o programa Ópera Curta, da Secretaria de Estado da Cultura, é baseado na ópera “La Bohème” de Giacomo Puccini (1858-1924). Ele narra a história de artistas e pessoas comuns que conviviam em estado de penúria, na Paris do final do século XIX. A ópera apresenta os amigos Rodolfo (poeta), Marcelo (pintor), Schaunard, Colline e os amores dos dois primeiros, Mimi e Musetta. As relações afetivas são de permanente conflito, motivadas pelo ciúme e pelas inseguranças do grupo, pela pobreza a que estão reduzidos. “La Bohème – a ópera contada e cantada” é uma produção da Companhia de Ópera Curta.

Horário: 20h30

Dia 18 (quinta-feira)

O Mundo Mágico de Ooohs!

Uma tragicomédia musicada, interpretada pelo Rapper Dexter, que canta ao vivo com os atores do Grupo Dragão 7 toda a trilha sonora da peça. Ela retrata o mundo criado por personagens representantes da sociedade que mostram sem nenhum pudor, como agem e como cada um vive a vida de acordo com seus desejos, sonhos e principalmente suas necessidades.

Horário: 20h30

Dias 19 (sexta-feira)

Girassóis

Espetáculo de dança contemporânea infanto-juvenil criado e dirigido por Miriam Druwe, da Cia Druw. É inspirado na trajetória artística do pintor holandês Van Gogh e tem como seu fio condutor o quadro “O Semeador”, embora outros tantos também tenham inspirado a criação das cenas, tais como “Camponeses”, “Comedores de Batatas”, “Noite Estrelada”, “O Quarto”, “Casa Amarela” e “Girassóis”. O espetáculo põe no palco o fluxo de “plantar” e “colher”, em corpos que pulsam pinceladas carregadas de emoção.

Horário: 20h30

Dia 20 (sábado)

Oficina Recursos e Percursos no processo criativo

Oficina realizada pela Cia Druw, do mesmo espetáculo “Girassóis”, cuja proposta é compartilhar teorias e práticas que podem ser usadas em sala de aula, explorando tanto dança quanto artes plásticas, além de conhecer os elementos do espetáculo e apresentar experiências criativas que contribuem para complementar a formação do educador. Diretores, coordenadores e professores de escolas podem se beneficiar desta capacitação, ministrada por Miriam Druwe, diretora da companhia e também educadora.

Horário: das 14 às 17 horas

Espetáculo: Girassóis

Espetáculo de dança contemporânea infanto-juvenil criado e dirigido por Miriam Druwe, da Cia Druw. É inspirado na trajetória artística do pintor holandês Van Gogh e tem como seu fio condutor o quadro “O Semeador”, embora outros tantos também tenham inspirado a criação das cenas, tais como “Camponeses”, “Comedores de Batatas”, “Noite Estrelada”, “O Quarto”, “Casa Amarela” e “Girassóis”. O espetáculo põe no palco o fluxo de “plantar” e “colher”, em corpos que pulsam pinceladas carregadas de emoção.

Horário: 20h30

Dia 21 (domingo)

Gui Silveiras – Caburé

Premiado pelo Programa de Ação Cultural (ProAc), do Governo do Estado de São Paulo, no ano passado, o compositor e guitarrista Gui Silveiras lança o primeiro trabalho: o disco Caburé.

Através de músicas que expressam o cotidiano brasileiro, as relações das classes sociais, seus contrastes e semelhanças, Gui Silveiras levará ao público um retrato do Brasil atual, que sem perder sua identidade, dialoga com o mundo a partir de suas tradições.

Horário: 19 horas

Dia 22 (segunda-feira)

Piano Quarteto Guarani

Formado a partir de uma ideia antiga dos integrantes Carlos Alexandre e André Jim de montar um grupo (quarteto) com foco na música erudita.  Concretizou-se em setembro de 2012, com o ingresso de Giovana Ceranto e Gilberto Ceranto Junior, contando com uma formação pouco usual no meio musical regional (violino, viola, violoncelo e piano).

No presente se encontra trabalhando repertório do período clássico, abrangendo compositores como Mozart.

Horário: 20h30

Dia 23 (terça-feira)

“Tronco no Véu” com Greice Arthuso

Contemplado pelo ProAC 04/2012 e na Temporada de Dança no Estado de São Paulo, o espetáculo é um trabalho de dança, com múltiplas referências que inspiram à dançarina-intérprete Greice Arthuso. A apresentação é estruturada em pesquisas e experiências que circulam e crescem em torno do universo feminino, onde o único desejo é capturar e dançar os afetos.

Horário: 20h30

Dia 24 (quarta-feira)

Cá entre Nós

O espetáculo, interpretado pela coreógrafa Jussara Miller, é um diálogo entre dança, fotografia e literatura, livremente inspirado na obra de Adélia Prado. A partir do contato com a obra literária, geram-se estados corporais que são explorados na cadência da coreografia, em relação com as imagens fotográficas projetadas no espaço cênico, estabelecendo um jogo de percepções que culmina em uma construção poética do movimento.

Horário: 20h30

Dia 25 (quinta-feira)

Alexandre Gismonti Trio

Filho do multi-instrumentista Egberto Gismonti, o violonista Alexandre Gismonti acompanha o pai em turnês nacionais e internacionais desde 1997. Com um trabalho espelhado na riqueza e diversidade da música brasileira, carrega a bandeira da nobre tradição do nosso violão. Admirador de Villa-Lobos, Garoto, Hélio Delmiro, entre outros, Alexandre segue sua trajetória inventiva pedindo sempre a bênção aos grandes mestres. O trio é composto por Alexandre Gismonti, Pedro Aune e Tiago Souza.

Horário: 20h30

Dia 26 (sexta-feira)

Hércules Gomes – piano

Influências de ritmos brasileiros, jazz e uma técnica refinada são alguns dos aspectos presentes no estilo do pianista e compositor Hercules Gomes.

Natural de Vitória (ES) e radicado em São Paulo, Hercules já participou de trabalhos ao lado de músicos como Vinicius Dorin, Arismar do Espirito Santo, Alessandro Penezzi e Wilson das Neves. Ele se apresentou em importantes festivais no Brasil e no exterior como o CCPA Jazz Festival, em Assunção (Paraguai); o Festival Internacional Jazz Plaza, em Havana (Cuba); e o Festival Brasil Instrumental, em Tatuí (São Paulo). Em 2012 foi vencedor do 11º Prêmio Nabor Pires de Camargo – Instrumentista e em 2013 lança seu primeiro trabalho solo intitulado “Pianismo”.

Horário: 20h30

Dia 27 (sábado)

Laércio Ilhabela

O violonista Laércio Ilhabela traz a Botucatu o concerto “Violão ao Pôr do Sol”, com músicas de mestres como João Pernambuco e Paulinho Nogueira e outras de sua autoria, fazendo uma verdadeira homenagem ao violão brasileiro. Para acompanhá-lo, um quinteto de cordas com os músicos Álvaro Peterlevitz (violino I), Fábio Engle (violino II), Jonas Góes (viola), Cristina Geraldini (violoncelo), com arranjos e violão do Maestro Carlos Lima.

No repertório, composições como “Gente Humilde”, de Garoto; “Som de Carrilhões”, de João Pernambuco; “Bachianinha nº1”, de Paulinho Nogueira; e outras de sua autoria como “Violão ao Pôr do Sol” e “Mar de Ilhabela”.

Horário: 20h30

Dia 28 (domingo)

Orquestra Sinfônica Municipal, Joanna De Angelis e Coral Municipal

Apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu, Orquestra do Núcleo Assistencial Joanna De Angelis e do Coral Municipal, que dividirão o palco do teatro.

Horário: 19 horas

Serviço

Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci”

Praça Coronel Moura, 27 – Centro

Telefone: (14) 3882-9004

Deixe uma resposta