Sesi oferece vagas para cursos livres de iniciação musical e instrumentos de cordas

da Assessoria de Imprensa do Sesi

Estão abertas até 30 de setembro as inscrições para as vagas remanescentes do curso gratuito de iniciação musical e instrumentos de cordas nas unidades do SESI-SP em Bauru, Botucatu, Diadema, Indaiatuba, Limeira e São Caetano do Sul. O programa marca o lançamento dos Núcleos de Música SESI-SP, que visam promover com excelência o acesso à música e incentivar a criação de orquestras de cordas em todo o país. Com coordenação geral do maestro João Carlos Martins, o projeto tem como base a metodologia Alla Corda, desenvolvida por uma década pelo violinista e educador Ênio Antunes. Trata-se do primeiro método nacional de ensino de instrumentos de cordas voltado à identidade musical brasileira.

Os cursos – livres e não profissionalizantes – serão oferecidos em dez centros de atividades culturais do SESI-SP (de acordo com a disponibilidade de vagas). As aulas são direcionadas aos alunos da rede SESI-SP de ensino, beneficiários da indústria e comunidade em geral com idade entre 6 e 19 anos.

O objetivo é desmistificar o aprendizado da música a partir da premissa de que todos podem trabalhar seu desenvolvimento musical, independentemente das experiências anteriores e do talento nato. Serão quatro turmas por núcleo, compostas por 30 alunos cada, que terão aulas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo.

No ensino musical brasileiro, há poucos exemplos de metodologias que têm a orquestra de cordas como objetivo de estudos coletivos, diferentemente das práticas das filarmônicas, fanfarras e grupos de percussão. A proposta do método Alla Corda é utilizar cantigas infantis brasileiras para a educação musical com orquestra de cordas. O programa inclui canções como A Canoa Virou, Alecrim, Boi da Cara Preta e Capelinha de Melão. “É com esse interesse de resgate cultural que introduziremos a compreensão dos códigos musicais em cada encontro na formação musical infantil e juvenil, propondo a escuta singela capaz de reencontrar e reinventar nossa infância”, diz Ênio Antunes.

O primeiro módulo do curso será ministrado de setembro de 2013 a dezembro de 2014, duas vezes por semana. As inscrições devem ser feitas pessoalmente nas unidades do SESI-SP. É necessário apresentar CPF, RG ou certidão de nascimento. Os menores de 18 anos precisam comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis.

Serviço

Inscrições para os Núcleos de Música SESI-SP – Método Alla Corda

Período das aulas: de setembro de 2013 a dezembro de 2014
Inscrições: até 30 de setembro de 2013
Informações e inscrições nas secretarias únicas das unidades do SESI-SP: Bauru (14) 3104-3900 e Botucatu (14) 3811-4450

 

Deixe uma resposta