Galeria do Fórum das Artes é inaugurada hoje, com acervo da Pinacoteca e Itajahy Martins

Museu de Arte Contemporânea de Botucatu sede parte de seu acervo para compor exposição Impressões e Reflexões

por Sérgio Viana – Fotos Flávio Fogueral

pinacoteca forum das artesA partir das 19h30 desta sexta-feira, dia 19 de julho,  será inaugurada a primeira exposição de artes visuais no Fórum das Artes, espaço que virá a ser a primeira Pinacoteca do Estado de São Paulo, numa cidade do interior. As obras estarão a disposição do público num espaço anexo que fazia parte também do antigo Fórum, na Av. Dom Lúcio. A conclusão de toda a obra do antigo prédio arquitetado por Ramos de Azevedo está prevista apenas para o primeiro semestre de 2015.

A Galeria terá seu horário de funcionamento e abertura para visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, com entrada do público permitida até às 17h30. As visitas serão monitoradas por três educadores que se alternarão em turnos de atendimento ao público e também deverá ocorrer o agendamento de escolas, universidades e outras instituições para conferir as obras.

Com curadoria de Calos Martins, a exposição de inauguração Impressões e Reflexões conta com 64 obras, entre pinturas, xilogravuras e desenhos. “São 37 obras que fazem parte do acervo da Pinacoteca Estadual e 24 do MAC [Museu de Arte Contemporânea] Itajahy Martins. Essa galeria do Fórum das Artes é a junção dessas duas instituições diferentes”, explica a diretora do MAC, Cláudia Bassetto. A primeira exposição permanecerá no espaço até o dia 1° de março de 2015.

São trabalhos de 32 artistas como Aldemir Martins, Arthur Luiz Piza, Itajahy Martins, Livio Abramo, Marcelo Grassmann, Maria Bonomi, Mira Schendel, Oswaldo Goedi, Sergio Finguerman e muitos outros. Realizados entre os anos 1947 e 2014, as obras narram as tendências e percursos, indicando a abrangência e a diversidade da arte no Brasil, desde o modernismo até a produção contemporânea.

“Itajahy Martins” e outras exposições

claudia bassetto mac itajahy martinsO MAC de Botucatu, fundado em 1984, conta hoje com um acervo de aproximadamente 300 obras de arte, todas conseguidas através de doações. “Como sempre abríamos editais para exposição de artistas através do Museu Itajahy Martins, no Espaço Cultural, tínhamos a contrapartida de receber uma obra doada pelo expositor”, explica Claúdia Bassetto. As obras estão guardadas na reserva técnica do da Secretaria de Cultura de Botucatu.

Em relação à nova entidade cultural de Botucatu, voltada para as artes visuais, a diretora do MAC Itajahy Martins explica que “neste momento, haverão apenas exposições programadas pela Pinacoteca e o Museu [botucatuense], mas deveremos ter um espaço para a exposição de artistas locais e outros no futuro”, completa Bassetto.

Museu Histórico de Botucatu

A futura Pinacoteca de Botucatu, ou Fórum das Artes, mesmo quando estiver concluída será um espaço destinado à exposição de obras das mais diversas formas de produção de artes plásticas, não servindo para abrigar obras de caráter histórico.

Por isso o Museu Histórico de Botucatu, que hoje está com todo seu acervo guardado numa reserva técnica ainda deverá aguardar a conclusão de outra reforma e reestruturação, a do Espaço Cultural, onde ele ficará abrigado futuramente.

Ao todo, existem cerca de 5 mil fotos que registram a história de Botucatu e seus personagens, além de diversos exemplares de jornais impressos e muitas outras peças.

Leave a Reply