Especialista dá dicas para criar e manter rede de contatos profissionais

Para criar esta rede de trabalho, o empreendedor deve ser persistente

da Assessoria do Senac-SP

Em um mercado de trabalho com competitividade crescente, uma boa referência pode alavancar parcerias ou aproximar o profissional de um novo emprego. Para isso, porém, manter uma boa rede de contatos é indispensável. De acordo com o docente Rafael Garcia Campos, docente do curso Técnico em Administraçãodo Senac Botucatu, algumas dicas ajudam a melhorar o networking.

“Criar uma rede de contatos é importante para qualquer profissional, seja ele dono do próprio negócio ou não. Além de compartilhar experiências com alguém da mesma área, ela pode trazer indicações e outros benefícios para a carreira”, opina.

Para criá-la, ele lembra que o trabalhador deve ser persistente. Estabelecer a meta de conseguir um novo contato por semana ou mês, percorrendo eventos ou mesmo visitando os colegas de profissão em seus locais de trabalho, ajuda a ampliar a rede. Nesse processo, as redes sociais também podem ser aliadas. Manter os perfis atualizados e criar contato com pessoas do mesmo segmento de atuação são algumas das dicas.

Outra recomendação importante é ser prestativo. Oferecer ajuda ou solucionar o problema de seus contatos pode colocar o profissional em evidência dentro de seu círculo. “Uma vez criada, a rede deve ser mantida constantemente”, explica Campos.

 

Deixe uma resposta