Pardinho tem carnaval de rua cancelado

Novas exigências do Ministério Público fizeram com que prefeito Dito Rocha (PSDB) decidisse pelo cancelamento

por Flávio Fogueral

Um dos mais tradicionais carnavais de rua da região não será promovido este ano. O prefeito de Pardinho Dito Rocha (PSDB) confirmou que o município deixará de realizar os desfiles de escolas de samba e blocos, além do baile noturno na Praça da Matriz. O cancelamento se deve ao cumprimento de uma determinação do Ministério Público (MP)- comarca de Botucatu- através do promotor Eduardo Daher Zacharias, que impôs uma série de medidas para que o evento tivesse o aval para acontecer.

Município recebia mais de 10 mil pessoas por noite de carnaval

Município recebia mais de 10 mil pessoas por noite de carnaval

Entre as restrições impostas pelo MP em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo prefeito de Pardinho, estão a proibição da entrada de menores de idade em eventos onde são comercializadas bebidas alcoólicas. A fiscalização e responsabilidade envolvendo adolescentes sob efeito etílico seriam da Pefeitura local. Os desfiles de escolas de samba e dos blocos tiveram a participação de menores de idade vedados após às 20 horas.

O prefeito explica que não serão montados palcos para shows e nem confirma a realização de desfiles de escolas de samba e blocos carnavalescos. “É importante também lembrar que, já em 2014, as exigências feitas em relação a segurança, profissionalização e estrutura da festa, já haviam elevado consideravelmente os custos do carnaval. Mas, ainda assim, garantimos a sua realização”, relata o prefeito em sua página no Facebook.

Em 2014 foram investidos cerca de R$ 200 mil para a realização da festa. “Porém, neste ano, com os novos termos de ajustamento, os valores em relação ao ano passado praticamente dobram, tornando-se uma irresponsabilidade social investir o dinheiro da população nessa festa, tirando recursos e investimentos de áreas essenciais da vida do cidadão”, complementa.

Consolidada com uma das festas carnavalescas mais procuradas da região, Pardinho recebia em média mais de 10 mil pessoas por noite. Para se ter uma ideia, a população estimada do município é de 5.400 habitantes. Na programação estava desfiles de escolas de samba, blocos carnavalescos, um baile com marchinhas e músicas da moda animava a Praça da Matriz.

Não há estimativa de quanto o comércio local possa ser afetado com o cancelamento da festa.

Deixe uma resposta