Fazenda Lageado recebe feira de touros

Iniciativa visa promover a transferência de genética superior dos planteis de bovinos para os rebanhos da região de Botucatu

da Assessoria da FMVZ

No dia 26 de novembro, na Fazenda Experimental Lageado, das 8h às 17h, acontece uma feira de touros registrados, promovida pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, e pelo Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pró-Genética) da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

O objetivo da iniciativa é promover a transferência de genética superior dos planteis de bovinos para os rebanhos dos pequenos e médios produtores da região de Botucatu, através da aquisição de touros melhoradores puros de origem (PO) com Registro Genealógico Definitivo (RGD), o certificado que atesta a condição de PO e o atendimento dos padrões da raça, tanto em características morfológicas, reprodutivas como em ganho de peso. Há estados brasileiros em que as feiras da Pró-Genética estão bastante consolidadas. Em São Paulo será o terceiro evento do tipo.

Durante a feira serão comercializados touros das raças zebuínas, com idade entre 18 e 42 meses, exame andrológico positivo (que atesta que o animal é fértil e está apto a ser bom reprodutor) e exames sanitários em dia. Será feita uma pré-seleção para que os animais possam participar do evento. “Os produtores negociarão livremente com os criadores que estarão lá para comercializar seus produtos. Agentes financiadores estarão presentes para facilitar o crédito para aquisição dos touros”, explica Eric Costa, gerente do escritório técnico regional da ABCZ, em Bauru, e supervisor do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) para São Paulo e sul do Brasil.

Para a professora Cyntia Ludovico Martins, do Departamento de Produção Animal da FMVZ, a realização do Seminário e da Feira no Lageado é importante também para os estudantes. “Os eventos permitem que nossos alunos tenham mais contato com os produtores rurais e a FMVZ, através dos grupos de estudo e empresas juniores, mostre o que ela pode oferecer para esse público. A parceria da Faculdade com a ABCZ, que é uma instituição importante e internacionalmente reconhecida, transforma esse espaço num verdadeiro laboratório didático”.

A realização do evento também conta com a parceria de Sindicato Rural de Botucatu, Nutrir Empresa Júnior de Nutrição de Ruminantes, Sebrae/SP, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Agência Paulista de Tecnologia para o Agronegócio (Apta), Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, Leite São Paulo, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.