Evite as armadilhas de compras online no Black Friday

Docente do Senac Botucatu dá cinco dias para não cair em golpes durante a data promocional mais famosa de compra on-line

da Assessoria do Senac-SP

São 24 horas de oferta dos mais variados produtos. Os descontos podem chegar até 80%. Assim é a Black Friday, evento que entrou de vez para calendário de consumo mundial. Para se ter uma ideia, em 2014 data movimentou mais de R$ 1,2 bilhão no Brasil. A expectativa é que a edição deste ano, que acontece no próximo dia 27 de novembro, movimente um volume ainda maior de vendas.

Segundo Anderson Celestino, docente da área de tecnologia da informação do Senac Botucatu, a comodidade e os preços são os principais atrativos das compras na internet. Porém o consumidor deve tomar algumas precauções. A falta de atenção pode transformar consumidores em vítimas de golpes.

  “Muitas vezes, seus dados pessoais e do seu cartão de crédito podem sem interceptados em uma compra insegura e posteriormente utilizados pelos criminosos virtuais”. De posse dessas informações, os criminosos conseguem realizar transações bancárias. “E, em alguns casos, a vítima só fica sabendo quando chega a fatura do próximo mês”, alerta o docente.

Para evitar problemas, o docente dá cinco dicas. A primeira é optar sempre por sites conhecidos. “Sempre tenha atenção aos sites desconhecidos e que prometem preços muito abaixo da realidade”, orienta Anderson. Segundo o docente, o risco de golpe é maior nesses casos.

Também verifique se a compra será concretiza por sistemas de pagamentos seguros. Ele explica que existem alguns métodos utilizados por empresas e reconhecidos por clientes para assegurar a compra.

“Vale observar que o mercado de e-commerce vem crescendo forte nos últimos anos. Em 2014 houve um aumento de 22% em relação a 2013, e por isso os clientes valorizam a segurança e a confiabilidade dos vendedores on-line. Em 1994 a Netscape criou o Certificado SSL que garante a segurança na internet.  Ele é identificado pelo ‘s’ após o ‘http’ e também pode ser observado pelo símbolo de um cadeado na barra de endereços, essa criptografia também é utilizada por vários bancos”, explica.

 A terceira dica é consultar sites de reclamação de clientes. Nestes locais, é possível verificar como a empresa atende seus clientes e se o serviço ofertado é satisfatório. Se decidiu pela compra? Analise o site da compra com atenção e veja se a loja virtual possui contatos – como telefones e endereços.

“Nunca esqueça de ler a política de privacidade da empresa. Fique atento as formas de pagamentos disponíveis, o prazo de entrega e principalmente o prazo de troca e devolução dos produtos”, recomenda.

A última sugestão é mais preventiva e serve para a segurança para não só de compras, mas a integridade de seu equipamento e das informações que você troca on-line. “Mantenha um antivírus sempre atualizado em seu computador e faça verificações de ameaças periodicamente”. Com todos esses cuidados, é hora de pesquisar as ofertas e aproveitar as promoções.