Faculdade de Medicina celebra 53 anos de fundação

Cerimônia foi realizada no dia 29 de abril no Salão Nobre da Instituição.

da Assessoria da Unesp

Casa cheia e um clima de euforia, emoção e entusiasmo. Assim foi a tarde de sexta-feira, 29 de abril, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB). No local ocorreu uma Sessão Solene da Congregação em comemoração aos 53 anos de atividades acadêmicas da FMB. Na ocasião foi realizada homenagem a nona turma do curso de medicina da Instituição e os professores José Reinaldo Cerqueira Braz e Luiz Antônio Vane, ambos do Departamento de Anestesiologia, receberam o título de professores eméritos. FMB53Anos
Para o professor Luiz Antônio Vane a titulação é o reconhecimento de um trabalho consolidado por um grupo de pessoas. “Esse título não é meu, esse título é de muita gente, principalmente aqueles de atuação direta”, disse, ao se referir aos colegas de Departamento, servidores, alunos e aos próprios familiares. Ele fez questão de lembrar o importante papel do professor José Reinaldo Cerqueira Braz em sua formação profissional. “Foi meu orientador de mestrado e doutorado”. “Receber o título de professor emérito é tamanha fortuna para mim que entre a promoção e o orgulho temo deixar-me levar por emoções que revelem mais que meus reais merecimentos”, complementou.
O professor José Reinaldo Cerqueira Braz fez um discurso relembrando passagens de sua trajetória acadêmica, o “nascimento” da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e a criação do Departamento de Anestesiologia da FMB. “Entre as principais iniciativas (no começo das atividades do Departamento) esteve a realização de estágios de Pós-Doutorado, não só por minha pessoa, mas por vários colegas do Departamento em centros de excelência da Europa e dos Estados Unidos. No retorno cada um dos docentes trouxe importantes contribuições principalmente para pesquisa, mas também para as atividades clínica e assistencial”, lembrou.
O diretor da Faculdade, professor Pasqual Barretti, falou em seu discurso sobre o período de “dúvidas, incertezas e receios” pelo qual a FMB passou no momento em que a antiga Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB) foi incorporada à Unesp. O dirigente ressaltou a importância da nona turma para a Instituição. “Certamente todos vocês muito nos orgulham. Vejo, nesse momento, a Faculdade recebê-los como filhos vitoriosos e maduros que honraram os ensinamentos de seus mestres, de seus pais, que honraram a tradição da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas”, disse.
Durante a cerimônia os professores Pedro Thadeu Galvão Vianna e Yara Marcondes Machado Castiglia fizeram discursos sobre a trajetória dos professores Luiz Antônio Vane e José Reinaldo Cerqueira Braz, respectivamente. O momento foi marcado por muita emoção.
Convidados
A solenidade em comemoração aos 53 anos da FMB contou com a presença de autoridades acadêmicas e políticas, dentre os quais o Pró-Reitor de Pós-Graduação da Unesp, professor titular Eduardo Kokubun, e o vice-prefeito de Botucatu, que também é docente da Faculdade, professor Antônio Luiz Caldas Jr.

Deixe uma resposta