Mirante da Dança traz espetáculo solo e oficina com Marília Coelho, neste fim de semana

Eventos dão sequência à mostra promovida pelo espaço Mirante das Artes, até novembro

Lapso - solo de Marilia Coelho

por Sérgio Viana

A bailarina Marília Coelho apresenta seu espetáculo solo LaPSO e ministrará a oficina Tempo e Distorções, neste final de semana, dando sequência à mostra Mirante da Dança, que acontece no Mirante das Artes – Rua Major Matheus, 249 – de maio a novembro, com o objetivo de fortalecer a relação entre o público de Botucatu e a arte da Dança.

Espetáculo LaPSO

Marília Coelho também é produtora executiva da mostra de dança contemporânea, que oferece espetáculos a preço popular (R$ 10,00) e oficinas gratuitas. LaPSO é um jogo coreográfico apoiado em conceitos da física sobre o ponto zero e a instabilidade, resultado de diversos experimentos cênicos desenvolvidos pela bailarina desde 2006. O espetáculo foi finalmente concebido em 2014, após uma residência da bailarina botucatuense em Istanbul, capital da Turquia, em uma parceria com o músico Serhan Berberoglu, que assina a trilha sonora de LaPSO.

A apresentação na mostra Mirante da Dança será única para os espectadores e para a própria Coelho. “Estou gestante de seis meses. A barriga começa a pesar e os desconfortos físicos vão ficando cada vez mais presentes. Dançar nesse período, a princípio parece loucura. Mas na prática, esta sendo maravilhoso. Eu durmo melhor, tudo parece fluir melhor”, explica a bailarina.

LaPSO, através de movimentos, se baseia em situações e valores da vida humana, como os pensamentos, o controle, o livre arbítrio, o vácuo, o aprisionamento, a imaginação ou a existência. “Dançar LaPSO neste momento é algo muito sublime, pois trato de forças inexplicáveis da natureza. Mais do que isso, viver esse momento tão especial no Mirante das Artes, que é minha segunda casa, nessa mostra de dança produzida com tanto carinho, com certeza vai ficar pra minha história, como bailarina profissional, e pra minha vida”, comenta Marília.

Oficina Tempo e Distorções

Das 10h às 13h de sábado e domingo (28 e 29), Marília Coelho irá compartilhar o processo criativo de LaPSO, com propostas de estudos teórico-práticos dos fundamentos do dançarino e coreógrafo eslovaco Rudolf Laban (1879-1958), sob a ótica das pesquisadoras contemporâneas, Joana Lopes e Valery Preston-Dunlop.

A oficina Tempo e Distorções é gratuita e aberta a todas as pessoas interessadas em artes, práticas corporais e estudos do movimento.

A consciência do próprio mover que reage e propõe criativamente às diferentes possibilidades da relação com os campos de força, culminando na composição em dança.

Mirante da Dança é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural (ProAC – Território das Artes) e do Mirante das Artes, e conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu, da loja MC Molduras e do site Notícias.Botucatu. Acesse a programação completa em www.mirantedadanca.com

Agenda

Espetáculo LaPSO – solo de Marília Coelho

Sábado, dia 28, às 20h30

no Mirante das Artes

Entrada R$ 10,00

Oficina Tempo e Distorções

Sábado e domingo, dias 28 e 29, das 10h às 13h

no Mirante das Artes

Gratuita e aberta a todos os interessados.

Deixe uma resposta