Varal Royal encerra o 13° Café das Cinco neste domingo, dia 30 de Outubro

Banda de Avaré fará apresentação de rock autoral em power trio

cafe_divulg_varal-royalpor Sérgio Viana

Neste domingo, dia 30 de outubro, os Compositores de Botucatu e do mundo se encontrarão no 13° Café das Cinco, a partir das 17h, no Mirante das Artes, com entrada gratuita. Desta vez, a banda Varal Royal, de Avaré-SP, é quem encerra o evento.

O Café das Cinco promove um espaço de convivência entre público e compositores locais interessados em apresentar suas canções e poesias, acompanhadas de café, tortas e bolos. As inscrições para os artistas participarem acontecem durante o próprio evento. Para inscrever sua canção ou poesia basta chegar às 17h e procurar pela produção do evento.

A Varal Royal é uma banda de rock alternativo, composta em 2009 pelos músicos avareenses Fernando Gamaliel (bateria), Marciante Land (guitarra e voz), Normando Amazonas (baixo e voz) e Samuel Conrado (voz e sintetizadores). “.”Varal” veio da idéia de lembrarmos as coisas simples, “Royal” veio da idéia de trazer conexão às sensações nobres.Contudo, denota-se a filosofia de vida da banda de perceber nas coisas simples o que temos de mais nobre.Isso caracacteriza a maneira que lidamos com a forma de compor, produzir e tocar nossas músicas”, define o baixista Amazonas, junto aos companheiros.

Atualmente, a banda afirma se encontrar num período de experiências na tentativa de compor juntos, uma vez que todos são compositores de letras, bases e melodias. “A composição geralmente vem com a base e a letra pronta por algum dos compositores. Arranjamos juntos o que seria mais coerente para nossa formação… O trabalho autoral é intrínseco a nós, é o que nos faz vibrar mais vida e força.Adoramos contemplar e cuidar das músicas que fazemos juntos. É uma experiência indescritível”, frisa Normando.

Em 2016, Varal Royal lançou o primeiro álbum da banda, homônimo, que foi uma compilação de singles e canções de EP’s lançados anteriormente (‘Criança’, 2009; ‘Sinos’, 2013). Ainda neste ano, faixa por faixa, eles lançam o novo álbum ‘A Altitude Deve Ser Grande’.

“Já conhecemos o Café das Cinco. Tivemos a oportunidade de mostrar nossa música em um dos Encontros. Foi fascinante ver tanta gente de ouvido aberto para música autoral. O respeito e a energia gerada ali é um tesouro encontrado no interior de São Paulo”, comentou a banda.

Oficina ‘A Música em Cena’

Um dos organizadores do Café das Cinco, o ator e compositor Fernando Vasques, ministrará a Oficina Gratuita ‘A Música em Cena’. A partir das 14h, no Mirante das Artes. A atividade terá duração de 3 horas, prevista para terminar com o inicio do Café, e é voltada principalmente a instrumentistas, cantoras e cantores.

Os participantes tratarão de questões relacionadas ao uso de aspectos cênicos da atuação em interpretação musical, através de exercícios e jogos teatrais que podem aproximar a poética e a estética de suas obras à sua apresentação, execução em palco.

“As oficinas oferecem uma oportunidade de formação e troca entre artistas que participam do ‘Café das Cinco’”, comenta Vasques. A primeira Oficina do Café aconteceu em julho, sobre “Pré-produção Musical”, com o produtor Guilherme Chiapetta que sugeriu o inicio das atividades orientadoras no Encontro de Compositores. “Como sugestão também do Guilherme, vou propor “A Música em Cena” nesse outubro, compartilhando um pouco da minha experiência teatral e estou bastante animado”, explica Fernando.

Café das Cinco – Encontro de Compositores de Botucatu e do mundo

Domingo, dia 30 de Outubro

Oficina -14h às 17h – ‘A Música em Cena’, com Fernando Vasques

A partir das 17h – Encontro com encerramento da banda Varal Royal

Local: Mirante das Artes – Rua Major Matheus, n° 253

Entrada Gratuita

Deixe uma resposta