Professoras Cristina Parada e Silvia Caldeira assumem chefia do Departamento de Enfermagem da FMB

O mandato é de dois anos

da Assessoria da Unesp

As professoras Cristina Maria Garcia de Lima Parada e Silvia Maria Caldeira tomaram posse na tarde desta segunda-feira, 13, como chefe e vice-chefe, respectivamente, do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB). O mandato é de dois anos.

As novas dirigentes assumiram os cargos ocupados pelas docentes Silvana Andrea Molina Lima (chefe cessante) e Maria Virginia Martins F. Faddul Alves (vice-chefe cessante). Participaram da cerimônia o diretor e vice-diretora da FMB, professores Pasqual Barretti e Maria Cristina Pereira Lima (Kika), respectivamente.

O diretor da Faculdade, professor Pasqual Barretti, agradeceu a chefia cessante (professoras Silvana Andrea Molina Lima e Maria Virginia Martins F. Faddul Alves) reconhecendo o importante papel desempenhado na área acadêmica e de gestão. Ele falou sobre o caminho a ser percorrido para conquista da Faculdade de Enfermagem. “Estamos dispostos a luta. Não é uma trajetória simples”, lembrou. O dirigente classificou o Departamento como pujante, uma vez que o mesmo “atingiu a excelência no mestrado profissional e é cinco estrelas no Guia do Estudante”.

A vice-diretora da FMB, professora Kika, agradeceu as chefes cessantes pelo trabalho de apoio ofertado a diretoria da FMB, desejou sorte as novas gestoras lembrando da “capacidade e empenho” de cada uma no desenvolvimento das atividades da Instituição. A dirigente ressaltou ainda que a futura Faculdade de Enfermagem e a avaliação departamental são desafios que se apresentam para as novas chefes do Departamento.

A nova chefe, professora Cristina Maria Garcia de Lima Parada, fez um discurso de agradecimento para as chefes cessantes, a vice-chefe do Departamento, a diretoria da FMB e os demais colegas da área. “A ideia é que possamos fazer uma gestão muito compartilhada”, disse. “Acho que nós teremos grandes desafios, mas muita disponibilidade de enfrentá-los com o grupo do Departamento”. Ela afirmou que a atual diretoria da Faculdade é “extremamente acolhedora” em relação as demandas da área. “Essa parceria será essencial nesse momento de crise pra gente conseguir manter a excelência”, finalizou.

A nova vice-chefe da área, professora Silvia Maria Caldeira, expressou sua felicidade em assumir o cargo, agradeceu a confiança dos colegas de Departamento e foi categórica em afirmar que se empenhará ante os desafios da gestão.

As chefes cessantes, professoras Silvana Andrea Molina Lima e Maria Virginia Martins F. Faddul Alves, discursaram agradecendo a diretoria da Faculdade, colegas e funcionários de Departamento pelo apoio recebido durante o exercício do mandato que encerraram no mês de outubro.

O Departamento

O Departamento de Enfermagem foi criado em 1999, como um departamento de ensino da FMB, com o objetivo de apoiar as disciplinas profissionais do curso de graduação em enfermagem.

Tem como missão: promover a formação de excelência do enfermeiro; colaborar com a educação de outros profissionais e contribuir para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, assistência, gestão e extensão de maneira articulada, contribuindo para o avanço do Sistema Único de Saúde (SUS), o exercício da cidadania e o desenvolvimento sustentável da sociedade.