Guarda Municipal realiza palestra sobre prevenção de drogas para adolescentes de Botucatu

Mais de 500 alunos já assistiram suas apresentações, que alertam sobre um problema tão sério

da Prefeitura de Botucatu

Há quatro anos, Ronaldo Antônio é Guarda Municipal em Botucatu. Em sua rotina de trabalho está o patrulhamento preventivo pela Cidade. Em algumas ocorrências, Ronaldo apreende jovens e adolescentes consumindo e traficando entorpecentes em praças e ruas.

Incomodado com essa rotina, Ronaldo Antônio decidiu fazer a diferença. Há pouco mais de um mês ele tem dividido sua rotina de patrulhamento com palestras sobre prevenção ao uso de entorpecentes, ministradas para adolescentes do Ensino Fundamental e projetos sociais da Cidade.

Desde que começou a palestrar, mais de 500 alunos já assistiram suas apresentações, que alertam sobre um problema tão sério.

“Fazer estas palestras era uma ideia antiga que eu tinha. Não podia continuar apenas apreendendo esses jovens sem fazer nada por eles. Agora, sinto que estou contribuindo para mudar a vida destes alunos. Eles interagem comigo durante a palestra e eu consigo passar as informações de forma bastante didática para eles”, explica o GCM Ronaldo.

O projeto das palestras tem a aprovação do Secretário Municipal de Segurança, Marcelo Emílio.

“A Guarda Municipal já tem o programa Patrulha da Paz, que aborda diversos assuntos, entre eles as drogas, com as crianças dos quintos anos das escolas municipais. As palestras realizadas pelo Ronaldo abrangem os alunos mais velhos. Esta foi uma excelente iniciativa, que foi muito apoiada pelo comando da Guarda Municipal”, destaca Marcelo Emílio, Secretário de Segurança.

As palestras são gratuitas e realizadas com agendamento prévio. As escolas e projetos sociais interessados devem entrar em contato com a Guarda Civil Municipal pelo telefone: 3882-0932.