Grupo analisa pontos de melhorias na acessibilidade na Unesp de Botucatu

Membros já iniciaram levantamento das condições físicas e estruturais do Câmpus de Rubião Jr

da Assessoria da Unesp

Um dos conceitos para o termo acessibilidade é a inclusão da pessoa com algum tipo de deficiência (física, mental, mobilidade reduzida) na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), câmpus de Botucatu, a preocupação com a temática vem recebendo maior atenção nos últimos meses.
Em outubro de 2017, a presidência do Grupo Administrativo do Câmpus (GAC), formada pelos diretores das quatro unidades universitárias da Unesp, instituiu uma comissão que tem a finalidade de discutir, investigar e apresentar problemas estruturais para possível reparação.
“Tudo começou quando houve a aprovação do Estatuto da Pessoa com Deficiência de 2015 (Lei 13146/2015). Isso obrigou todos os órgãos públicos a se adequarem”, disse o presidente da comissão, Paulo Fernando Jacintho de Souza, da Administração Geral (AG). De acordo com ele, o critério de seleção dos participantes que integram a comissão foi pautado pela busca de “pessoas sensíveis a questão (acessibilidade) e comprometidas com o bem-estar do câmpus”.
Os membros já iniciaram um levantamento das condições físicas e estruturais do Câmpus de Rubião Jr e elaboraram um questionário com o objetivo de levantar as necessidades a partir do ponto de vista da comunidade.
Diagnóstico inicial – 1ª fase
Em poucos meses de trabalho, os integrantes da Comissão de Acessibilidade da Unesp verificaram uma série de itens irregulares que necessitam de ajustes. A finalidade, neste primeiro momento, é identificar locais que precisam de revisão estrutural. Rampas de acesso sem padrão, vagas de estacionamento mal sinalizadas, calçadas com desnível, ausência de piso tátil para pessoas com deficiência visual foram alguns dos problemas diagnosticados. Um documento com os apontamentos da comissão deverá ser entregue em breve para a presidência do GAC visando providências.
Membros da Comissão
Presidente
Paulo Fernando Jacintho de Souza – AG
Vice-Presidente
Jordana Revoredo Chaves – FMB
Representante da FMVZ
Rodrigo César Raul
Representante do IBB
Sidney de Lalla
Representante da FCA
Célia Regina Inoue
Representante Associação dos Docentes
Felipe Korbus Sutili
Secretária
Tamiris Mariani Pereira Desiderio – AG