Alunos da rede municipal passarão por curso para serem “Guias da Natureza”

Uma das possibilidades em estudo, e que terá enorme impacto na Rede Municipal de Ensino, é a implantação da Escola de Meio Ambiente

da Prefeitura de São Manuel

Na manhã desta segunda-feira, 15, foi realizada a abertura do curso de “Guias da Natureza”, promovido pelo Instituto de Biociências e Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp – Botucatu, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Manuel por meio das Diretorias Municipais de Educação, e de Agricultura e Meio ambiente.

Estiveram presentes na ocasião o prefeito, Ricardo Salaro, o diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Júnior Cella, o diretor de Educação, José Roberto Corrêa Saglietti, e a representante da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp e Supervisora da Fazenda Experimental de São Manuel, Professora Renata Fonseca.

O curso ministrado na Fazenda Experimental da Unesp – São Manuel, por alunos de Graduação e pós-graduação, professores e colaboradores do Instituto de Biociências (IB) e da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp de Botucatu, tem como intuito propor ações educativas de acordo com o Programa “Núcleos de Ensino” da universidade, tratando de temas relevantes como a Educação Ambiental, Sustentabilidade e Agroecologia.

Estão inscritos no curso 40 alunos do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino do município, selecionados nas Escolas “Dr. Manoel José Chaves”, “Prof. Atílio Inocentti”, “Prof. Walter Carrer”, “Prof. Francisco Faraco” e da ETEC “D. Sebastiana de Barros”.Após a conclusão do curso, no dia 20 próximo, os Guias da Natureza atuarão como

junto à Rede Municipal de São Manuel recebendo na Fazenda Experimental alunos do Ensino Fundamental para visitas educativas sobre meio ambiente e outras práticas sustentáveis.

Este Projeto intitulado Clube da Mata, faz parte de uma parceria entre a UNESP e a Prefeitura Municipal que, em breve, deve se transformar num convênio entre as instituições, visando outras atividades e uma maior aproximação entre a Universidade e a comunidade de São Manuel.

Uma das possibilidades em estudo, e que terá enorme impacto na Rede Municipal de Ensino, é a implantação da Escola de Meio Ambiente, que irá atender de forma inovadora os alunos do Ensino Fundamental proporcionando um avanço no tratamento do tema ‘Meio Ambiente” de modo a atender as novas diretrizes contidas no Currículo Municipal que será implementado a partir de 2020.