Vereador pede mais investimentos em acessibilidade na programação da TV Câmara

Para o vereador, a sociedade vive um período de transformações e conquistas de inclusão

da Câmara de Botucatu

O vereador Carlos Trigo [PDT] utilizou seu espaço durante a última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Botucatu para solicitar investimentos internos no sentido de qualificar e tornar cada vez mais acessível a programação existente na TV Câmara. O pedido foi aprovado pelos demais legisladores.

O documento encaminhado pelo vereador teve como destinatário o presidente da Câmara Municipal de Botucatu, vereador Carreira e pede para que o mesmo informe sobre quais são os planos da Casa para a efetivação de investimentos para proporcionar maiores condições de acessibilidade na programação veiculada pela TV Câmara, de maneira especial no tocante ao recurso de audiodescrição para permitir um melhor entendimento aos deficientes visuais.

Para o vereador, a sociedade vive um período de transformações e conquistas de inclusão em todas as áreas visando a garantia do acesso às informações. “A audiodescrição é um recurso que traduz imagens em palavras, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão consigam compreender conteúdos audiovisuais ou imagens estáticas, como fi¬lmes, fotografi-as, peças de teatro, entre outros. O recurso é direcionado ao público com deficiência visual, mas pode beneficiar outros públicos com outras deficiências e idosos”, justifica Carlos Trigo.

O legislador destaca a importância de serem garantidos os meios para que pessoas com deficiência possam acompanhar as sessões, audiências e demais atividades promovidas pelo Poder Legislativo, especialmente a partir deste momento em que a TV Câmara já está bem equipada, inclusive com a recente implantação da interpretação da língua brasileira de sinais [LIBRAS] que faz parte de todas as transmissões ao vivo.