Comércio de Botucatu funcionará em horário especial no feriado de Finados

Até o momento, mais de 20 estabelecimentos comerciais, incluindo lojas de redes, optaram pela abertura

por Flávio Fogueral

O comércio de  Botucatu atenderá em horário especial neste sábado, 2, feriado pelo Dia de Finados. O funcionamento das lojas ocorrerá das 10 às 15 horas. Até o momento, mais de 20 estabelecimentos comerciais, incluindo lojas de redes, optaram pela abertura.

A definição ocorreu após reunião entre os Sindicatos do Comércio Varejista e dos Empregados no Comércio, além da Associação Comercial e Empresarial de Botucatu (ACEB) e lojistas dos mais variados segmentos. Pela convenção do comércio 2018/2019, as empresas obrigatoriamente precisam notificar os sindicatos representativos do anseio de abertura em feriados, com um mês de antecedência à data.

Pela convenção, os trabalhadores que cumprirão a jornada especial terão direito ao pagamento de indenização de alimentação de R$ 105, vale transporte, descanso compensatório a ser cumprido em até 90 dias, independente da carga horária cumprida a folga deverá ser cumprida em um dia normal de trabalho. O não cumprimento do estabelecido no acordo e funcionamento da empresa sem autorização sindical estará sujeito a pena de multa de R$ 500 por funcionário.

Alguns comerciantes também já se mobilizam para pleitear a abertura das lojas, em caráter excepcional, no feriado de 15 de novembro (sexta-feira), data alusiva à Proclamação da República.