Outubro tem maior alta de empregos na indústria do ano: 550 novos postos na região

Outubro também registra seu melhor resultado para o período desde 2010

por Flávio Fogueral

O mês de outubro consolidou a retomada do aquecimento do setor industrial na região de Botucatu. É o que aponta levantamento mensal do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Foram criados 550 novos postos de trabalho, acumulando 1500 novas oportunidades no mês. O levantamento do Ciesp e da Fiesp é usado como parâmetro do nível de empregabilidade, já que antecede o balanço oficial do Ministério da Economia.

Com isso, a região acumula alta de 6,42% no ano, sendo que apenas os meses de março (-150), junho (-10) e agosto (-150) tiveram desempenhos negativos. Outubro figura como sendo o segundo mês que mais gerou oportunidades nas fábricas, perdendo apenas para janeiro, quando ocorreu a criação de 700 postos formais de trabalho. 

Outubro também registra seu melhor resultado para o período desde 2010, época do chamado “pleno emprego” sendo criados 2500 postos de trabalho. Após este período foram cinco anos (2013 a 2017), em que outubro teve variações negativas. Somente no ano passado é que o índice voltou a ser positivo, com a geração de 200 novas vagas formais nas empresas do setor.

Foram responsáveis pelo desempenho positivo os setores de máquinas e aparelhos elétricos, com alta de 20%; celulose, papel e produtos relativos, com alta de 9,84% (no ano o crescimento é de 65,46%); seguido por produtos de borracha e de material plástico (9,62%); confecção de artigos do vestuário e acessórios (1,96%); outros equipamentos de transporte (1,48%) e produtos alimentícios (0,79%). 

No entanto, alguns setores tiveram desempenhos negativos, encerrando postos de trabalho, com destaque para produtos minerais não-metálicos (-3,65%); produtos de metal (-1,71%) e produtos de madeira (-0,21%).  

A regional de Botucatu do Ciesp agrega 28 municípios cujo parque industrial é diversificado e atendem às características de suas sedes. Entre as localidades pertencentes à divisão administrativa da entidade estão Avaré, Lençóis Paulista, São Manuel, Pardinho, Bofete, Conchas, Anhembi, Pratânia, Santa Cruz do Rio Pardo, Itatinga, entre outras.