Câmara institui Semana Municipal do Direito nas escolas

Projeto foi aprovado e será colocado em prática em toda segunda semana de agosto

da Redação

Sete alunos da segunda série do Ensino Médio do Colégio Embraer, de Botucatu, protocolaram na Câmara Municipal de Botucatu, no dia 14 de novembro, o primeiro Projeto de Lei (PL) 78/2019, de iniciativa popular do mandato 2017/2020, que institui a Semana Municipal do Direito nas escolas.

O PL tem por objetivo fazer com que advogados possam se voluntariar a partir do contato das escolas para darem palestras sobre Direito e Cidadania para os estudantes.

A ideia dos alunos propositores do PL surgiu durante um trabalho escolar, no qual tiveram aulas práticas sobre Direito e funcionamento do Estado e, com as pesquisas, descobriram a relevância da participação da cidadania na política, o que os levou a começar pelas escolas, pelo público mais jovem, que serão os futuros eleitores do município.

Com o apoio unânime dos vereadores, o projeto foi aprovado e será colocado em prática em toda segunda semana de agosto, por sugestão dos próprios alunos do Colégio Embraer, uma vez que o período coincide com o Dia do Advogado e com o Dia do Estudante. Para que a proposta fosse analisada pelos vereadores na Câmara, os alunos precisavam, entre uma das etapas, da assinatura de 1% do eleitorado de Botucatu conferidas em Cartório e quites com a Justiça Eleitoral. Para que a proposta avançasse, os estudantes conseguiram recolher 1.047 assinaturas e ver o projeto ser aprovado em sessão plenária da Câmara.