Pesquisadores estrangeiros visitam FCA e fortalecem projetos de pesquisas

Visita objetivou  ministrar disciplinas aos estudantes do Programa de Pós-graduação em Ciência Florestal  

da Assessoria da FCA

Os pesquisadores Antonio Ganga da Università degli Studi di Bari Aldo Moro/Università degli Studi di Sassari (UNISS) (Itália) e Sergio Rossi da Université du Québec à Chicoutimi (UQAC) (Canadá) estiveram em dezembro na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu para ministrar disciplinas aos estudantes do Programa de Pós-graduação em Ciência Florestal e fortalecer parcerias em pesquisa.

Antonio Ganga é vinculado ao Departamento de Ciência Agroambiental e Territorial da Universidade de Bari e ministrou a disciplina “GIS Application in Soil Data Analysis”. Ele é referência na área de sensoriamento remoto e manejo e conservação de solos.

 Sergio Rossi é vinculado ao Departamento de Ciências Fundamentais da UQAC e na FCA ministrou as disciplinas “Use and misuse of statistics” e “Scientific Writing in English”. Rossi é referência nas áreas de ecologia florestal, ecologia e ecofisiologia quantitativa e dinâmica do crescimento de árvores.

A partir da esquerda: professores Sergio Rossi, Carmen Marcati, Magali Ribeiro da Silva, Antonio Ganga e Iraê Guerrini.

Os pesquisadores vieram por duas redes de internacionalização do PPG-Ciência Florestal dentro do programa CAPES PrInt. Ganga veio pela rede de pesquisa sob responsabilidade do professor Iraê Amaral Guerrini, intitulada “Forests – from gene to product (Florestas – do gene ao produto)” que está inserida no tema Bioeconomia e Sergio Rossi veio pela rede de pesquisa sob responsabilidade da professora Carmen Regina Marcati, intitulada “Conservation and sustainability for best use of forest resources (Conservação e sustentabilidade para melhor uso dos recursos florestais)”, inserida no tema Desenvolvimento Sustentável.

Professores Guerrini e Ganga com os estudantes que participaram da disciplina.

Sérgio Rossi ministra a disciplina “Use and misuse of statistics”.