Unesp lança Guia de Prevenção e Identificação do Assédio

O guia traz leis e decretos contra crimes de assédio, discriminação e violência

da Assessoria da Unesp

O Educando para a Diversidade, projeto viabilizado por convênio entre a Universidade Estadual Paulista e o Santander Universidades, acaba de lançar um Guia de Prevenção e Identificação ao Assédio. Seja ele sexual, sexista, por orientação sexual, identidade ou expressão de gênero.

A publicação tem o propósito de divulgar e compartilhar informações, ações de formação, debate e demais conteúdos que possam contribuir para a construção de práticas inclusivas e de garantia aos direitos das pessoas em suas diversidades. Tudo para que o acesso e permanência das pessoas no contexto universitário seja preservado, com dignidade e respeito.

O guia traz leis e decretos contra crimes de assédio, discriminação e violência relacionados à questões de gênero, raça, cor, etnia, religião ou nacionalidade. Normativas e canais de denúncia no ambiente universitário. Bem como informações que possam ajudar a pessoa a identificar e agir nas diferentes formas de assédio.

“O tema assédio ainda é muito atual e tem ocorrência grande nas pesquisas que realizamos. No último ano tivemos um ingresso grande de mulheres, mais de 50% de alunos oriundos de escola públicas, mais de 1.100 negros e negras, vários alunos optando pelo nome social. Isso mostra que temos um contingente muito grande de pessoas que precisam ser protegidas de violências sistemáticas e o guia é uma forma de divulgação”, enfatiza o Prof. Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier, um dos coordenadores do projeto.

O guia foi idealizado pela Universidade Complutense de Madrid – UCM, que cedeu os direitos de adaptação e divulgação ao projeto da Unesp. O trabalho do Educando para a Diversidade também pode ser acompanhado pela TV Unesp ou pelo site: educadiversidade.unesp.br.