Turmas de egressos da Unesp doam para a campanha de combate à covid-19 do Hospital das Clínicas de Botucatu

Campanha foi criada por servidores  e formulou as mais diversas formas de ajudar o HC

Da Redação

Desde o início do período de distanciamento social ocasionado pela pandemia do novo coronavírus (SARS-COV-2), a Diretoria da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp), por intermédio das professoras Maria Cristina Pereira Lima (Kika – diretora) e Jacqueline T. Caramori (vice-diretora), tem buscado apoio de diversos setores para lidar com os diferentes desafios provenientes desse período. E uma das conquistas do comportamento pró-ativo das docentes foram doações de turmas de ex-alunos do curso de medicina.

Resultados 

Lançada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) em março deste ano, com o objetivo de receber doações em dinheiro e de materiais essenciais para o combate ao COVID-19, a campanha foi criada por servidores do HCFMB, autorizada pela Superintendência e em conjunto com a sociedade, que procurou as mais diversas formas de ajudar o HC.

Além de terem deixado uma valiosa contribuição para a construção da história acadêmica e assistencial da FMB e do HC, as turmas XIII, XXIV, XXVIII e XLIII de Medicina da FMB reuniram recursos e doaram para a campanha cerca de R$ 16 mil reais e 5 mil metros de TNT para a confecção de aventais e máscaras. O valor arrecadado será utilizado para a compra de materiais essenciais para os profissionais de saúde do HC, que estão 24 horas no combate ao novo coronavírus.

“Temos um grupo de WhatsApp da turma, vimos pelos meios de comunicação que o Hospital estava precisando de ajuda e, prontamente, todos se mobilizaram para ajudar. Somos muito gratos à instituição que foi importante para nossa formação médica e queremos motivar todos os ex-alunos a realizarem sua doação, pois Botucatu é a nossa casa e acreditamos que vocês estão fazendo o melhor para vencer esta batalha contra o coronavírus”, afirmou o médico oftalmologista Marcos Romano, um dos alunos da XIII Turma que trouxe as doações para o Hospital.

Atualmente anestesiologista em Araraquara, o ex-aluno da turma XXVIII Emerson Carlos, realizou sua contribuição com orgulho. “Acredito que seja pouco pelo o que a faculdade fez por mim. Sou Botucatu, sou Unesp e principalmente, sou médico por causa desta instituição. Agradeço e desejo força na continuidade ao trabalho”.

Dra. Silke Weber, Diretora do Hospital Estadual Botucatu (HEBo) e ex-aluna da XXIV turma de Medicina da FMB, uma das apoiadoras da Campanha, diz que é um prazer ajudar a instituição em que atua há mais de 20 anos. “Sabemos o quanto estamos concentrando todos os nossos esforços neste tempo de pandemia e o orgulho que temos de estarmos na linha de frente e sermos reconhecido como Hospital referência para o tratamento dos casos. Toda ajuda é muito bem vinda, com certeza”, diz.

Ex-aluna da turma XXVIII e atualmente Diretora de Assistência do HCFMB. Dra. Erika Ortolan contribuiu com o projeto, e afirma que a mobilização dos ex-alunos não encontrou barreiras, muito menos as do tempo. “Somos muito gratos a estes alunos por tanto carinho com o nosso Hospital. Muitos deles não trabalham aqui, mas fizeram questão de ajudar a instituição em que se formaram e principalmente, em que acreditam no trabalho. Muito obrigada”, finaliza.