Mirante do Gigante Adormecido, em Pardinho, terá proibição de acesso a visitantes

Medida tem caráter imediato e sem prazo de validade

Por Flávio Fogueral

Um dos principais pontos turísticos da região, o mirante do Gigante Adormecido, em Pardinho, estará inacessível para visitantes. A decisão veio de proprietários rurais da região que dão acesso a mirantes para o trecho. Medida, acatada pela coordenadoria de turismo do município, é de caráter imediato e com duração indeterminada.

De acordo com Sylviah Riouls, coordenadora de turismo de Pardinho, a medida de fechamento ao acesso deve-se pelo fato que o local tem sido alvo constante de invasões com danos ao meio ambiente. “Segundo o proprietário todo dia é uma ocorrência deixando sua família e propriedade vulneráveis e neste período de distanciamento só aumentaram as invasões perigosas: acampamentos com fogueiras, lixo em excesso colocando o gado em perigo”, salientou. 

Nas proximidades há uma fazenda de gado, plantações de café, além de bares e lanchonetes. A coordenadora ressalta que “há mais de 30 anos esta área que nomeamos Mirante Natural do Gigante sempre foi uma propriedade particular, mas os proprietários concederam a entrada gratuita para que as pessoas tirassem fotos de um dos melhores pontos para se avistar o Morro do Gigante”. Outra motivação seria a pandemia de covid-19, sendo que o fechamento do acesso objetiva evitar aglomerações. Ressalta que a família proprietária dos pontos turísticos pensa em explorar comercialmente o trecho, sem previsão de início. “O turismo de Pardinho prima por um Turismo responsável que salvaguarde seu patrimônio ambiental e cultural e iremos agir legalmente para que assim seja respeitado nosso território”, disse Sylviah.