Caio celebra 75 anos como uma das mais influentes marcas em transporte urbano

A produção da primeira carroceria, a Jardineira, ocorreu em 10 de janeiro de 1946

Da Redação

A história da marca Caio se funde com a evolução do transporte coletivo de passageiros. São 75 anos ditando tendências no segmento, fazendo a diferença com produtos de vanguarda e estabelecendo-se como uma das maiores fabricantes de ônibus urbanos do mercado, em nível global. Alicerçada em valores sólidos, a marca é reconhecida internacionalmente por sua excelência em qualidade, robustez estrutural, design e soluções diferenciadas.

Fundada em dezembro de 1945, a produção da primeira carroceria, a Jardineira, ocorreu em 10 de janeiro de 1946. A evolução da empresa está diretamente relacionada com o crescimento das cidades, por fatores político-econômicos e específicos do segmento. Após um momento difícil, a Caio, em janeiro de 2001, foi assumida por um novo grupo com forte atuação no mercado de transporte da cidade de São Paulo. 

Confira imagens de ônibus clássicos da marca:

20 anos do Grupo Caio

Essa nova história, completa 20 anos em 2021. Com gestão firme e visão empreendedora, atualmente a Caio é a marca mãe de um conglomerado formado por empresas que atendem às demandas internas e de clientes externos de diferentes segmentos. São elas: CPA (Centro de Processamento de Alumínio); Fiberbus (fabricante de peças em fibras); GR3 (Centro de Distribuição de Alumínio); Inbrasp (fabricante de peças de plásticos automotivas) com três unidades fabris, duas em Botucatu, SP, e outra em Betim, MG; Tecglass (fabricante de vidros temperados). O mais recente investimento do Grupo é a Busscar, uma das marcas mais respeitadas na produção de ônibus rodoviários do país. 

Essas empresas formam o Grupo Caio Induscar e contribuem de forma relevante com a economia, gerando aproximadamente 5.300 empregos nos estados que abrigam suas unidades fabris. Os colaboradores são beneficiados com plano de saúde e odontológico, restaurante na empresa, transporte por fretamento, como também acompanhamento psicológico, de serviço social e fisioterapia. Também são e serão contemplados por ações sociais realizadas internamente, como o Programa de Humanização na Empresa (PHE), que atende a diversas necessidades sociais como valorização profissional, tratamento e acompanhamento psicológico, entre outros. Há também projetos de qualificação de profissionais, para colaboradores, seus familiares e comunidade, em parceria com instituições.

Liderança da marca Caio no mercado de ônibus urbanos

A paixão por ônibus está no DNA da marca e, por mais um ano, se reflete nos números de mercado. A Caio encerra o ano de 2020 com cerca de 40% de share na venda de ônibus urbanos no Brasil, mantendo a liderança nesse segmento. Desde seu nascimento, a marca mantém o título de líder na produção de urbanos no país.

Em um ano difícil, principalmente para o segmento de ônibus, essa conquista é força motriz para que a marca continue a oferecer ao mercado produtos inovadores que vão além do transporte coletivo de passageiros.

Seu completo portfólio de produtos abrange modelos urbanos (padrón e articulados), mídis, micros e minis. O Apache VIP, que completa 20 anos em 2021, está em sua quarta geração e é o ônibus urbano recordista de vendas no país, conhecido por sua eficiência operacional e facilidade de manutenção. Também faz parte do portfólio da marca, veículos especiais para atender à demanda de grandes centros urbanos. Veículos híbridos e os 100% elétricos, com baixa e zero emissão de poluentes, respectivamente e também os utilizados em sistema trólebus, completam o mix de produtos.

A primeira fabricante de carrocerias do Brasil a conquistar o certificado ISO 9001, e mantida até os dias atuais, demonstra a perene preocupação pela qualidade de seus produtos e processos. Isso se reflete no relacionamento da Caio com seus clientes, que podem contar com uma equipe de representantes de vendas com vasta experiência e know how. Além disso, têm à disposição uma equipe de assistência técnica ágil e eficiente. A Caio também oferece o serviço de reposição de peças, que possui uma equipe capacitada e, para melhor atendimento, contempla uma rede de representantes em vários pontos do país.

A inovação da marca em 2020 foi marcada pelo lançamento do conjunto de itens de biossegurança Caio Protect, composto por itens de proteção para motorista, cobrador e passageiros, priorizando o combate a vírus e bactérias, devido à situação de pandemia. O Caio Protect possui excelente custo-benefício e facilidade de instalação em veículos zero km e nos já em operação. É o resultado de parcerias com universidades e startups, que aliadas à Caio, comprovaram que o modal ônibus é um ambiente seguro biologicamente.

Para 2021, a palavra é confiança de que dias melhores virão. De que a economia volte a crescer e que todos os segmentos, inclusive o de transporte, tenha força e incentivos para evoluir. 

A Caio marca vidas e histórias. Caio, a marca que move o transporte de passageiros. Há 75 anos, com nossos, passageiros, fornecedores … com você. Em todos os momentos.

Um resumo dos 74 anos da Caio

Dezembro de 1945: O contrato de oficialização de abertura da encarroçadora Caio – Companhia Americana Industrial de Ônibus é assinado por dois entusiastas e empreendedores que, em janeiro de 1946, iniciam as operações da empresa com a produção do primeiro ônibus: a Jardineira.

Na década de 50, a Caio foi a pioneira na produção de ônibus movido por tração elétrica (trólebrus), micro-ônibus e ônibus articulado.  Em 1957, a empresa revolucionou a construção de carrocerias, substituindo a madeira por estrutura inteiramente metálica. Mais tarde, houve substituição das chapas de aço comum por galvanizadas, depois por duralumínio. 

Em 1964, a Caio era a maior fábrica de carrocerias do país, tendo fabricado mais de 10.000 ônibus desde sua fundação e já com capacidade produtiva de 150 unidades mensais. Produzia carrocerias urbanas, rodoviárias e de turismo, com motor traseiro, além de modelos do tipo lotação. 

Década de 70. Nessa época, a Caio incorporou na estrutura das carrocerias, o uso de peças de fibra de vidro. O material fez uma nova revolução na produção de ônibus. 

A fibra de vidro e o plástico tornaram os veículos mais leves; o piso também sofreu várias mudanças no decorrer dos anos: de assoalho de madeira pesada para compensado e mais tarde, alumínio. Todo o processo de pintura era feito à mão, as colunas de ônibus eram estampadas, o piso de chapa lavrada era rebitado e a lateral não era colada.

Nos anos 80, os chassis eram mais adequados para ônibus, não necessitando mais adaptações e improvisações para montar as carrocerias. 

Nos anos 90, a Caio participou dos programas federais de modernização dos trólebus e das carrocerias urbanas, que deram origem ao projeto padron, com iniciativas que definiriam as normas técnicas básicas e de dimensionais, que passariam a ser atendidas pelo transporte urbano de passageiros. 

Em 25 janeiro de 2001, a Caio é assumida por um novo grupo, com forte atuação no mercado de transportes da cidade de São Paulo. O primeiro produto lançado, ainda no primeiro trimestre de 2001, foi o Apache Vip, ônibus urbano para chassis com motor dianteiro. Nessa década, também ocorreram outros investimentos, surgindo o Grupo Caio Induscar.