Pasqual Barretti assume reitoria da Unesp nesta quinta-feira, 14

Cerimônia será realizada no Palácio dos Bandeirantes

Da Redação

O professor Pasqual Barretti e a professora Maysa Furlan tomam posse, no próximo dia 14 de janeiro, como novos reitor e vice-reitora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) para o quadriênio 2021-2025. A cerimônia será realizada no Palácio dos Bandeirante, sede do governo paulista, com público restrito e obedecendo aos protocolos sanitários necessários para manter a segurança dos presentes, em virtude da pandemia de Covid-19.

A solenidade de posse, marcada para as 19h, terá transmissão ao vivo pelo canal da TV Unesp no Youtube. A transmissão também ocorrerá nos canais da TV em Bauru (Canal 46.1 –aberto – e canal 518 -Claro/NET), Marília (Canal 19 -Claro/NET) e Botucatu (Canal 13 – Claro/NET). Veja ao vivo neste link: https://www.youtube.com/watch?v=R2tzwJzARoM&feature=youtu.be.

De acordo com o professor Fernando Andrade Fernandes, presidente da comissão de posse, as adaptações na solenidade foram necessárias e não descaracterizarão um dos momentos mais tradicionais que existe na universidade. “Neste ano, em função das limitações impostas pela situação de pandemia, não será possível a realização da solenidade de forma plena, com a presença de todos os integrantes do Conselho Universitário. De toda maneira, em sua versão mínima, será uma bela solenidade e todos e todas estão convidados a acompanhar de forma remota pelo canal da TV Unesp no Youtube”, diz o docente.

O professor Pasqual Barretti é médico formado pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Unesp (FMB). Em 1986, foi contratado para lecionar na FMB, onde permanece até hoje, atuando como professor titular da disciplina de Nefrologia. Ao longo de sua carreira na Unesp, Barretti exerceu o cargo de superintendente do Hospital das Clínicas da FMB entre 2001 e 2005, foi presidente da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), entre 2005 e 2015, e foi diretor da Faculdade de Medicina, entre 2015 e 2019. É bolsista de produtividade em pesquisa, nível 2, do CNPq, e sua atuação em pesquisa tem ênfase nas complicações infecciosas da diálise peritoneal.

A professora Maysa Furlan é professora titular do Instituto de Química da Unesp, no câmpus de Araraquara, onde já foi diretora (2004 a 2008) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química (2000 a 2004). Entre 2008 e 2016, foi assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa. Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Maysa Furlan realizou pós-doc no Institute of Biological Chemistry da Washington State University, nos EUA, e é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 1A, com experiência na área de Química Orgânica, especialmente nos aspectos estruturais, biológicos e biossintéticos de Produtos Naturais, com ênfase em Biologia Sintética.

Sobre Flavio Fogueral