Enem 2021: Inep atualiza Guia do Participante que explica como funciona notas do exame

Documento tira dúvidas dos principais aspectos da correção

Da Agência Educa Mais Brasil

Além da tensão das provas, uma das principais dúvidas a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é de como são calculadas as notas da avaliação. Pensando nisso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, em seu portal, a atualização do “Guia do Participante – Entenda sua Nota no Enem”.

O material tem como objetivo esclarecer as dúvidas sobre as notas do exame e é dividido em seis seções: Calculando a Nota; Entendendo Outros Aspectos do modelo de TRI; Procedimentos de Correção; Processo de Criação das Questões; Principais Dúvidas sobre a Nota do Enem; e Entendendo Tecnicamente a nota da TRI. 

O Guia do Participante Enem não explica sobre a correção da redação, já que essa prova tem outra metodologia de avaliação que pode ser encontrada na Cartilha do Participante Enem, também disponível no portal do Inep. 

O Enem contém 180 questões objetivas, sendo 45 questões de quatro áreas de conhecimento e uma redação. No caso das questões objetivas a correção é feita com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Dessa forma, a nota de cada área apresentada nas provas vai depender do nível de dificuldade da questão acertada e da consistência geral das respostas.

Nesta edição, provas acontecem em duas etapas. A primeira nos dias 21 e 28 de novembro, para os estudantes que se inscreveram e realizaram o pagamento no período regular, e a segunda, nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, para participantes isentos que participaram da reabertura das inscrições.

Estude para o Enem com o Educa Mais Brasil 

Existem plataformas que compartilham conteúdos gratuitos que ajudam na rotina de estudos para o Enem. Uma delas é o Guia Enem, que reúne os principais assuntos cobrados na avaliação de forma resumida. No site, os candidatos podem conferir as principais matérias que estão presentes no Enem e em outros vestibulares, como: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Física, Química, Biologia e Inglês. 

Oferecido pelo Educa Mais Brasil, o Guia pode ser usado como material de apoio por estudantes do Ensino Fundamental e Médio – como também o público geral – para pesquisas, revisão de conteúdos e resumos. Outro material do Educa é o Me Explica!, uma série de vídeos especialmente produzidos para o YouTube com dicas de professores de diversas matérias.

Este é um conteúdo exclusivo do Notícias! Para obter permissão de cópia, favor contatar a redação pelo n.botucatu@gmail.com