Alunos de escola pública doam sabonetes e absorventes a hospital de Botucatu

Ideia surgiu durante as aulas de Protagonismo Juvenil

Da Redação 

Na última sexta-feira, 18, alunos do 6º ano B da E.E Dom Lúcio Antunes de Souza fizeram a entrega de absorventes descartáveis e sabonetes em barra para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).

Os alunos entregaram as doações na entrada do Hospital Estadual Botucatu (HEBo), acompanhados dos professores Elisete Ap. Fernandes Ribeiro e Luciana Aliberti Miyashiro. Os docentes Júlio Cesar Santos Otto e Larissa C. Gomes Domingues também contribuíram para a realização do projeto.

De acordo com Luciana, a ideia surgiu durante as aulas de Protagonismo Juvenil, aplicadas nos 9º anos, em que foram trabalhados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e, a partir disso, foi pensada uma intervenção solidária. “Nossa coordenadora sugeriu o tema da Dignidade Íntima, um projeto do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Educação voltado para o combate à pobreza menstrual. Ao mesmo tempo, víamos a questão do câncer de mama, por conta do Outubro Rosa, e decidimos destinar as doações para o Hospital. Lançamos a campanha para todos os alunos e o 6º ano B foi o que mais arrecadou”.

A aluna Isabela Cortes França Aguiar não escondeu a sua satisfação em contribuir. “Para nós, é uma honra poder ajudar, porque é muito triste ver mulheres que não tem condições de ter um cuidado íntimo adequado. Muitos alunos e conhecidos ajudaram a gente e foi uma experiência bem positiva”, encerrou.

A assessoria do Hospital das Clínicas não informou a quantidade doada de sabonetes e absorventes pelos alunos.